terça-feira, 9 de junho de 2009

‘Ninjas’ da GNR já andam no mar


08 Junho 2009 - 00h30 - CORREIO DA MANHÃ

Patrulhamento: Militares da Unidade de Intervenção em lanchas
‘Ninjas’ da GNR já andam no mar

Elementos de operações especiais da Unidade de Intervenção da GNR têm sido chamados a reforçar patrulhas, marítimas e terrestres, feitas pela Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da mesma força de segurança.

Com planeamento feito pelo comandante operacional da GNR, tenente-general Meireles de Carvalho, estas operações têm sido direccionadas para a prevenção. “Trata-se de operações esporádicas, que visam, não só o patrulhamento, como também o controlo do tráfico de droga e detecção de eventuais entradas de imigrantes ilegais em pontos da costa nacional”, disse ao CM fonte da GNR.

A vigilância da costa nacional está, de resto, a passar por um período de transição. Um júri constituído pelo Ministério da Administração Interna escolheu a empresa espanhola Indra como promotora da instalação e manutenção dos radares, fixos e móveis, que integrarão o novo Sistema de Vigilância e Controlo Costeiro (SIVICC), que será operado por militares da UCC da GNR.

A urgência da implantação do SIVICC é cada vez maior, já que, perante a deterioração do LAOS (sistema de controlo actualmente instalado), a GNR está a vigiar a costa portuguesa apenas com binóculos.

PORMENORES

MARINHA DESCONTENTE

A Marinha está insatisfeita com a declaração de ‘auto-suficiência’ da GNR, face à vigilância costeira. A Armada já recordou ao comando-geral da GNR que o controlo do Litoral português é feito no Centro de Controlo Marítimo, que agrupa as duas entidades.


ISRAEL DERROTADO

Israel, país que concebeu e instalou o LAOS (actual sistema de vigilância da costa portuguesa), foi derrotado pela Espanha no concurso de aquisição de radares para o SIVICC.

Miguel Curado