terça-feira, 1 de julho de 2008

Operação "Verão Seguro" no Algarve


Segurança reforçada com 609 elementos

O Algarve vai ganhar a partir de 1 de Julho mais 609 elementos policiais no âmbito da operação "Verão Seguro", mas o ministro da Administração Interna garante que a região se mantém uma das mais seguras da Europa.

Lusa

Durante a época de 1 de Julho a 30 de Setembro, o Algarve vai ter mais 419 elementos da GNR, 104 da PSP e 86 da Polícia Marítima, anunciou o ministro Rui Pereira, no âmbito da cerimónia de apresentação "Verão Seguro" para o Algarve, que decorreu hoje em Olhão.

"É um dos programas mais importantes para o policiamento de proximidade. O reforço é muito significativo e em termos líquidos, em relação ao ano passado, significa que vai haver mais 381 homens e mulheres no Algarve", acrescentou o ministro, frisando que este ano o Governo "está a apostar muito fortemente na operação Verão Seguro".

No ano passado, o Algarve teve um reforço de efectivos em menos de 381 polícias, que foram desviados para Lisboa para a missão da presidência portuguesa na União Europeia.

A operação "Verão Seguro" corresponde a uma missão do policiamento de proximidade e uma missão que tem em conta a importância que o turismo balnear no nosso país, explicou Rui Pereira.

O responsável do Ministério da Administração Interna pretende "aumentar o sentimento de segurança" no país através de políticas efectivas, e deu os exemplos do recrutamento de mais dois mil homens para a PSP e GNR e o investimento em instalações, viaturas e armas.

No Algarve, a GNR vai contar com um reforço de um pelotão (24 militares) do Batalhão Operacional (BOP), quatro binómios cinotécnicos, duas esquadras de cavalaria (cinco militares), duas secções BTT (com 11 militares cada) e 295 militares do CFP (em formação).

Já a PSP será reforçada com mais 104 elementos, alguns deles com formação específica para atendimento a turistas, e vai ter seis binómios cinotécnicos e mais 29 viaturas.

O reforço no Algarve vai ser também feito ao nível do controlo da fronteira (aérea externa), com reforço de pessoal no posto de fronteira do Aeroporto Nacional de Faro, devido ao aumento de fluxo de passageiros.

A fronteira Luso-espanhola, nomeadamente no Posto Misto de Castro Marim, também vai ser reforçado, assim como a Polícia Marítima que vai contar com mais 86 militares, quatro viaturas todo-o-terreno e quatro motos de água de salvamento.

Segundo o MAI, o distrito de Faro é um dos distritos portugueses com menos insegurança, contudo a população no Verão quase que quadriplica e daí a justificação para um aumento do dispositivo.

No passado dia 29JUNHO2008, foi noticiado na SIC ONLINE, segundo o Exmo. Sr. Ministro da Administração Interna, a Polícia Marítima iria ser reforçada por mais 86 elementos.

Ficámos espantados!
1º Por finalmente vermos o Ministro que auguramos a tutelar-nos a falar sobre nós;
2º Por o mesmo Ministro estar equivocado!

A Polícia Marítima é militarizada, e conhecendo a nossa realidade não têm capacidade de reforçar o Algarve, durante três meses com 86 elementos, logo o que daqui se extrai, é que foi mal informado.
No entanto acreditamos que vai ser reforçado o dispositivo da Autoridade Marítima e aí, a Marinha, disponibilizará 86 militares(que não são polícias nem estão investidos de autoridade para tal) para o serviço de praias, os quais por sua vez, irão auferir Ajudas de Custo(1.500 Euros/mês) que, se empregues em formação de Polícias Marítimos, daria para aumentar em, aproximadamente 32 Agentes o quadro. Com uma vantagem, teríamos agentes(órgãos de policia criminal) para todo o ano e não para apenas 3 meses.






21 comentários:

Anónimo disse...

Pois sim estavam á espera de milagres!! Como já me foi dito, a Polícia Marítiam não tem 430efectivos, a Autoridade Marítima tem cerca de 2000 e tal efectivos, pq colocar mais!!!lol Bem dita ignorância...

Anónimo disse...

Infelizmente são estes os Ministros que temos...

Anónimo disse...

Foi este mesmo Ministro que afirmou aos agentes da Polícia Marítima presentes numa cerimónia na cidade do Porto em Abril, que "tinha que os levar para o lado dele" ( para a Administração Interna ). Pessolmente não sei se será melhor ou pior para as nossas carreiras, mas pelo menos seremos encarados como verdadeiros POLÍCIAS, não vamos andar camuflados e confundidos com Faroleiros, Troços de mar, Salva vidas ou Militares, vamos pertençer a um Ministério que realmente nos quer pelo nosso trabalho, e não pelos dividendos que proporcionamos, pelos reformas chorudas que os bienios proporcionam aos oficiais de marinha em fim de carreira. Depois sim, alguem se vai arrepender por não reconhecer o valor e o esforço que tivemos ao longo de todos estes anos, em que vivemos na sombra da Marinha e desse tal sistema de Autoridade Maritíma desgovernado. Pessolmente tenho pena que tenha que ser assim, mas reconheço a necessidade de sair, esperemos que para melhor......

Anónimo disse...

Ontem já era tarde!

Anónimo disse...

Vocês estão errados. Eu acredito plenamente neste projecto. Já vi exemplos semelhantes a funcionarem em França, com os militares da Gendarmerie, particularmente nas operações dirigidas ao trânsito.
Isto funciona assim: São efectuadas reproduções exactas de agentes de autoridade, em diversas posições e depois de recortadas, aplicadas em MDF o qual também é recortado da mesma forma. Depois são posicionados em locais estrategicamente escolhidos.
No nosso caso, está-se já a estudar o caso de os mesmos serem colocados nas viaturas e nas embarcações, em cada um dos casos acompanhados de um agente realmente REAL, o qual se encarregará de conduzir os meios e ligar as sirenes em caso de emergência.
Como vedes, não é difícil imaginarmos esta Polícia com o triplo ou o quadruplo dos meios, o que precisamos é de imaginação.
ISTO É DE LOUCOS!!!!!!!!!!!!
Lord of Aogardam

Anónimo disse...

Aparentemente está bem encaminhado a tão apregoada reestruturação das Forças de Segurança.(onde não constamos) Aparentemente, porque o resultado vai ser… NADA! Para além do Ministério da Justiça e da Administração Interna, neste País de “quintas”, até o Ministério da Defesa-Marinha tem uma Polícia. A Polícia Marítima. Enquanto o Sr. Ministro da Administração Interna, Sr. Rui Pereira, fica com as “quintas em terra” PSP, GNR e SEF. O Ministro da Defesa Sr. Severiano Teixeira, fica com as “quintas da água”, Polícia Marítima. A situação complica-se para o Ministro da Defesa, porque tem no seu pelouro, um monstro que se chama Autoridade Marítima e Sistema de Autoridade Marítima, Comandado por uma imensidão de Oficiais da Marinha, que para darem enquadramento legal às acções do “monstro”, necessitam desesperadamente de manter debaixo da sua alçada uma Força Polícia e Órgão de Polícia Criminal, neste caso a Polícia Marítima, quando é para o mérito é marinha quando é para enterrar são da polícia. Assim sendo, resta ao Sr. Rui Pereira, aniquilar a Guarda-fiscal e surgir com uma Unidade Costeira. Numa “agricultura” destas com a “terra “ de um lado e a “água do outro, a falta de “regadio” é evidente, e o resultado uma “seca” de todo o tamanho. A conclusão é óbvia: Faltou a coragem para a tão apregoada Reestruturação das Forças de Segurança.

Anónimo disse...

Uma medalha para o camarada chicão. A restruturação das forças de segurança estava entregue ao actual ministro da defesa, que efectuou um estudo em que recomendava a saida da Polícia Marítima da alçada da marinha, passou a ministro da tutela, disse o dito por não dito, ainda foi a tempo de corrigir a estudo que havia feito e retirar a PM da restruturação, e tudo continuou na mesma. Tanta trapalhada para não perder a QUINTA...

Anónimo disse...

À pois é!!!!
A Policia da Marinha cada vez tem mais efectivos... este Portugal dos tristes!
É composta por Almirantes, comandantes e marinheiros, faroleiros e troços do mar e o pessoal do ISN já estão quase!
O poderio militar continua a reinar em Portugal.
E a PM, cada dia que passa... passa mesmo a ser Policia da Marinha, mas continua PM!
E esta em????

Megavles

Anónimo disse...

Está previsto algum aumento dos quadros da PM? É porque tenho visto e lido que os meios humanos são cada vez menos "Polícias" e cada vez mais marinheiros.Um pouco á parte do tema, cá na madeira o efectivo da gnr só para andar com o barco é superior a todo o efectivo da PM na ilha, qualquer dia tomam conta de tudo será bom ou mau?

Anónimo disse...

Lamentavelmente receio pelo nosso futuro, caro Lucas! Cada vez vejo mais prepotência, da parte da tutela, mais vontade de mandar na PM pela parte dos militares da Marinha, e menos vontade de lutar pelos direitos conquistados pela pelos agentes da Políca. Qualquer dia vestimos todos a mesma farda e somos todos marinheiros.
Valha-nos Deus porque cá em baixo já poucos nos valem.

Anónimo disse...

Caro Pintas, mas a intensão da Marinha é mesmo essa...
A PM ser mais uma especialidade da Maruja.
Nós, profissionais da PM, é que não podemos deixar que isso aconteça!
É pena, e é de lamentar, que os profissionais desta casa com cargos de chefia, vendam a alma ao diabo quando são admitidos para o curso de subchefes. Para estes ex. agentes o sabor do poder está acima de tudo, em prol dos Senhores...
Não podemos baixar a cabeça, e temos que continuar com esta associação que é a unica forma de nós, profissionais da PM, mostrar que ainda vivemos num Estado de direito.
Tenho dito!

Megavles

Anónimo disse...

Como é triste e feio "É pena, e é de lamentar, que os profissionais desta casa com cargos de chefia, vendam a alma ao diabo quando são admitidos para o curso de subchefes." enao presidente da associacao nao acabou o curso de chefes? ah ah ah
Qu egrande parvalhao saiste.... nao vale pena gastar o meu latim, se querem um PM melhor lutem por isso, no dia a dia, no serviço, não é com deculpas esfarrapadas do comando militar, administracao militar, etc. começem por entregar o caratao do ADM pois nao sao militares... vejam o cabeçalho do boletim de pagamentos e vejam a q ministerio e ramos pertencem. Nao se desculpem com os bones brancos, ate pq um 1AG PM em alguns comandos ganha mais que um CFR, quadro superior da instituiçao. Um CFR no IH, EN ou algo do genero ganha menos que um puto com o 9 ano e ex-CAB FZ? ja agora querem receber
= ao SIS? ao SEF (todos licenciados)? ao me facam rir...... em breve a portaria sai e os emolumentos vao mudar para? o q é que acham?

Anónimo disse...

“Hello Again”, Camarada, Anónimo
Vê-se pela tua escrita que estás nervoso, mas tenho desta vez que concordar contigo.
São muitos dos profissionais desta casa (POLICIA MARITIMA), que vendem a alma ao diabo quando saltam a fasquia para os tais graduados (ainda estou para saber? Mas eles foram ou não promovidos? Porquê chamar-lhes de graduados? Hê! Passemos à frente.).
Porque será que assim se comportam? Eu sei mas não digo.
Quanto ao cartão da ADM. Acho que sim, devíamos todos ter o da ADSE. Mas em 1995 achavam (MARINHA) que era uma forma de nos manter agarrados a eles.
O Cabeçalho do Boletim de vencimentos diz lá, se bem me recordo, S.R. = Serviço da República = Estado = Erário Público, e depois, imediatamente abaixo, Ministério da Defesa Nacional, e depois, já sabem e até me arrepia.
Quanto aos vencimentos, concordo contigo também.
Andam estes profissionais de polícia 40 e tal anos a descontar umas centenas de euros para a CGA agora CNP e depois vem uns quantos oficiais superiores, descontar também uns milhares de euros, mas apenas durante três anos e levam reformas superiores a 7.000 euros.
Mas espera lá, isso é mais do que levam os Almirantes!
Mas isso é mais do que levam os parlamentares que apenas estiveram em funções durante 20 anos e a descontar!
Porra! Já não percebo nada? Estou todo baralhado! Vou mas é ficar por aqui para não dizer mais nenhuma asneira.
Quanto ao que deixas, entrelinhas, dessa apregoada mudança nos emolumentos. Será por isso que os aposentados da nossa casa e os Capitães estão a saltar fora da Nau de Pedra que nem ratos. O que lá virá?
Lord of Aogardam

Anónimo disse...

quem tem rinite alergica= febre dos fenos não pode ir para a tropa macaca, pois passa o tempo a espirrar, mas pode embarcar, porque não há gramineas sem grama (relva) nos navios...
porque estar na PM se se é alergico à MARINHA? sadomasoquismo?
nunca vi um judeu ser nazi
nunca vi um preto ser kkk
querem PM fora da marinha? tou como o outro.... querias, batatas com enguias... é foi será na MARINHA a PM, ISN, DF, i.e. AMN . Quem geriria o orçamento sem os saf, L e ANs? quem repararia as embarcações sem lazoes e militares? quem faria o serviço de secretariado sem os funcionários civis da marinha? a PM com uma dúzia de efectivos p/ comando? puro sonambulismo... A Marinha é grande pelas diferenças dos seus quadros, pelas competencias acrescidas, pelo profisionalismo. Já reparaste que passamos o tempo a dizer mal da GNR, neste forum? A GNR nao faz falta? a psp? o sef? todos sao importantes e complementares. os fracos insultam e descriminam e tem posturas rascistas e xenofubas, os cranios acrescentam valor

Anónimo disse...

subescrevo por baixo,
é lindo ver putos no ultimo ano de faculdade a entrarem na policia maritima....... putos que foram oficiais dos RC nas FA a concorrerem e a entrarem na PM.
isto está a mudar e muito depressa, os cabos-de-mar II estão em extinção

Anónimo disse...

Viva a PM & a Marinha
abaixo os cabos-de-mar II ressaabiados por imcompetencia, que nao sendo promovidos, dizemmal disto, mas agarram-se aos emolumentos chorrudos e nos poêm a pica-bois...

Anónimo disse...

Deixem que vos diga, a PSP, são mais do que a Marinha e os Militarizados (PM inc.) todos juntos e gerem muito bem o orçamento.
Os carros são reparados, ou em oficinas próprias, ou em avenças com particulares.
Os Superintendentes e outros, não recebem nada dos gratificados dos seus subalternos.
Na GNR, idem idem aspas aspas, além de que estes, porque também já se molham, procuram estaleiros civis para as reparar, Viana do Castelo, Seixal, Vila Real de Sto António e até para meu espanto, Arsenal do Alfeite, este porque será uma forma de o manter em actividade naval, e rentabilizá-lo.
Sabe-se também que a GNR, recebeu formação em escolas da Marinha.
Fica a pergunta - Porquê? Se esta força policial se está a tornar o "4ª ramo da FA", quiçá, a tal Guarda Costeira, e por conseguinte, a grande exterminadora do feudalismo da Marinha de Guerra em matérias de Segurança Interna, porque lhe abrem as portas?
Sabem porquê? Porque a Marinha, tal como todos os outros serviços já referidos e bem assim a PM, são meros órgãos e servidores do Estado. Tudo o que possuem, não é deles, é da Nação.
Porquê estar na PM se somos alérgicos à Marinha? Porque estamos nisto de corpo e alma e como homens não queremos afundar-nos com aqueles que não honram os seus antepassados;
Porque muitos de nós quando saímos da Marinha tivemos que pagar (contrariamente ao que acontece no exército ou na força aérea);
POR ISSO TUDO E MUITO MAIS DIGO A REAFIRMO, QUEREMOS A MARINHA FORA DA POLÍCIA MARÍTIMA.

Lord of Aogardam

Anónimo disse...

Devo concordar com o nosso mais recente comentador, num aspecto elementar:
abaixo os cabos de mar II ressabiados por incompetência, porque esses não são figuras de animação mas sim uma realidade no seio da instituição, que envergonham os colegas com permanente falta de profissionalismo e não dignificam em nada a imagem desta Polícia. Esses ditos que se embriagam durante o serviço, que desconhecem a maior parte da matéria específica com que labora diariamente a PM, que cultivam a subserviência apenas como forma de ocultar tamanha ignorância.
Por outro lado, não são essas as personagens que vemos diariamente a lutar pela PM, nem por um futuro melhor, pois esses vendem o seu silêncio a troco de pouco. E se os queremos realmente ver? Olhemos para o lado dos superiores hierárquicos, envergando ponposamente o velho uniforme de serviço interno e boné branco.

Anónimo disse...

apoiado!
incompetentes nao!
sabujos nao!
bebados nao!
subservientes nao!
nem na PM, nem em lado nenhum, obviamente..
nao é preciso ser-se marujo ou ex-marujo para emtrar na PM, mas entrar na PM é ser-se da marinha... é foi e será até que se altere muita coisa, muita mesmo a começar pelo legacy system....
a marinha ainda tem a 8º? parece que temos muitos clientes e sempre dariam umas vagas, em agentes, pq parece que o ressabiado é comum aos ultrapassados que nao tiraram a 4º classe e nao gostam dos rookies com o 12º ano e superior, que falam linguas e mexem no computador... os velhos do Restelo de Luis Vaz de Camões agora sao os cabos-de-mar XXII , alérgicos ao botão de ancora pq levaram umas faxinas ou foram impedidos de oficiais nas canhoneiras.... agora pq foram os falhados sem futuro, pq enjoavam e não queriam embarcar, foram para as capitanias receber peixinho em troca de perdoar multas xulando os pescas e agora mandam bocas e cartas pro cm a lixar a PM, nao havia necessidade... assumam , só lhes ficava bem....nem todos podem progredir na carreira, isto nao é bichinha de pirilau, q nao tem capacidade, quem é poucochinho e so faz o minimo exigido quer ser chefe... se fossem que belo exemplo tinhamos na PM.. isto está a mudar, e dizem que vai mudar muito mais e muito em breve nos recursos humanos, nos movimentos e colocacoes, vai tudo ser mais transparentes e adeus esquemas das permutas entre os inuteis e incompetentes cabos-de-mar ressabiados das capitanias classe A em emolumentos e classe Z em trabalho (excepto para os putos como eu) . fiquem bem cotas

Anónimo disse...

Ora Viva,
apenas para dizer como gostei da foto do MAI a cumprimentar o Silva dos Plasticos da Quarteira, o mamen dos famosos RED SWAT Team. Fora de brincadeiras acho que o Silva até está bem na foto... Silva, o medalha Cruz naval agora está em grande, e merece é um grande profissional,deus queora q sempre vás ao tal curso em França, mereces bem...
ZéZé Camarinha

Anónimo disse...

Biba o "SILBA"