quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Governo liga esquadras da PSP e GNR por banda larga

19 Novembro 2008 - 00h30

Projecto de Rede Nacional de segurança interna visa acabar com serviço policial feito por papel e fax

Governo liga esquadras da PSP e GNR por banda larga

O Ministério da Administração Interna (MAI) criou, por despacho, a Rede Nacional de Segurança Interna (RNSI). Fonte governamental disse ao CM que o projecto já está em marcha, e visa ligar, através de banda larga informática, todos os departamentos da PSP e da GNR.

O centro de instalação do RNSI funciona num prédio do MAI, na rua Martens Ferrão, em Lisboa.

Além de querer acabar "com o trabalho assente no papel e no fax", o RNSI pretende ainda disponibilizar aos cidadãos serviços como o sistema de queixa electrónica, perdidos e achados, assim como todos os sites das forças de segurança. Por fim, o MAI nega qualquer secretismo em redor do projecto, "já que o mesmo se encontra, desde o início, divulgado no site do MAI". "O Governo fiscaliza o RNSI", concluiu a mesma fonte.
M.C.
in "CORREIO DA MANHÃ"


Ao que a ASPPM apurou, existe um projecto semelhante no seio da Polícia Marítima, cremos que urge no tempo acompanharmos as novas tecnologias e aquilo que elas nos podem oferecer para melhor servirmos o estado e o cidadão.
Por isso, além de aplaudirmos tal iniciativa, reservamos ao futuro que a mesma não passe de apenas mais um projecto, como tantos outros que vemos surgir mas que depois, não são postos em prática, ou mais grave ainda, não são cabalmente explorados, ficando-se por uns largos milhares de euros gastos em formação e equipamentos, apenas para se poder afirmar "Nós também temos".
No entanto, e em abono da verdade, seguimos com prazer as missões, publicamente difundidas, dos nossos mergulhadores forenses e dos êxitos alcançados.
Gostaríamos em breve de poder ver uma reportagem sobre estes profissionais, no fundo um pouco como aconteceu há uns meses no Algarve por ocasião da formação SWAT, ou como acontece regularmente com a GNR, PSP, ASAE, enfim, mostrar as "novas" valências da Polícia Marítima.

2 comentários:

Anónimo disse...

O ideal era estarem todas a Polícias inter-ligadas entre si...aí sim havia uma melhor ligação, coordenação, e de certeza melhores resultados! Mas não deixa de ser um exelente noticia...
Em relação ao Mergulhadores da nossa Polícia, queria deixar aqui uma palavra de apreço e concideração, pois estão a justificar todo o investimento e a aposta que foi feita neles, desde já os meus PARABÉNS e continuem assim...Ah e ja agora aos poucos (com o trabalho e os resultados que estão á vista) tb se vão calando todos aqueles que os criticam (ou criticavam)...mais uma vez FORçA!! Acredito que em breve teram mais crédito que qualquer outra equipa de mergulhadores!
Tb concordo que deviam apostar em fazer uma reportagem (como a GNR faz, ou seja, aposta na Publicidade) para os divulgar ainda mais, e quando o SWAT for mesmo SWAT (com estatuto defenido), aí sim, apostar tb na sua divulgação (não, aquilo que foi visto na TV)!!!

Abraço a todos, Camaradas!

Anónimo disse...

Eu quero uma boina!!!!