domingo, 31 de maio de 2009

"Descoordenação entre MAI e Defesa”



"CORREIO DA MANHÃ" 31 Maio 2009 - 00h30
Entrevista: General Garcia Leandro

"Descoordenação entre MAI e Defesa”

General Garcia Leandro, no balanço da presidência do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, aponta falhas.
Correio da Manhã – Estudos de opinião divulgados pelo OSCOT nestes dois anos mostram sentimento de insegurança dos portugueses.
Garcia Leandro – Notou-se nos últimos anos grande aumento do crime organizado: tráfico de pessoas, exploração da imigração, tráfico de droga. Em 2007, a maior preocupação das pessoas eram os crimes contra o património. Em 2008 e 2009, era maior a preocupação com o crime violento e económico. E há a salientar ainda a falta de confiança nos tribunais.
– O MAI toma as medidas certas?
– São medidas estratégicas correctas. Mas as reformas estruturais demoram a produzir efeitos, é preciso formar pessoas, comprar material, fazer obras, etc.
– Como avalia o trabalho do secretário-geral de Segurança Interna?
- O juiz Mário Mendes foi a escolha certa. E falou recentemente da necessidade de pôr as Forças Armadas a vigiar a costa. Força Aérea, Marinha e forças de segurança devem trabalhar em conjunto. O mar não tem barreiras, não podemos criar barreiras artificiais à aplicação dos meios que temos.
– É essa a reforma que falta?
– Falta adequar o pensamento sobre segurança ao novo paradigma com que estamos confrontados. Falta coordenação entre Defesa e Administração Interna. Têm de trabalhar juntas, até para não dispersarmos recursos. A ameaça externa tem de ser entendida de outra forma. Falta visão de conjunto.
PERFIL
General Garcia Leandro, 65 anos, foi governador de Macau (1974/79) e director do Instituto da Defesa Nacional (2001/04).
José Carlos Marques

21 comentários:

Anónimo disse...

Dizia o IOL DIÁRIO que:
O corpo de um pescador que estava desaparecido desde quinta-feira foi encontrado este domingo, por volta das 12h30, perto do Porto de Sines, «a uma distância considerável» do local onde se pensa que o pescador terá caído, avança a Lusa.
O comandante da Polícia Marítima de Sines confirmou que o irmão da vítima já identificou o cadáver, que foi descoberto por uma embarcação de recreio.
O homem de 47 anos tinha saído de casa para pescar, mas nunca mais voltou. «Não havia ondulação e estranhámos, mas não temos a certeza de onde terá caído o pescador», disse Félix Marques.
Nas buscas, que duraram três dias, foram utilizadas duas lanchas da Capitania do Porto de Sines, um helicóptero e a Associação Cinotécnica de Alcochete, com cães treinados para detectar cadáveres na água.

Bom ao que consegui saber, as lanchas não eram da Capitania.
Os homens envolvidos, não eram outros diferentes dos habituais, ou seja, a POLÍCIA MARÍTIMA.
Também pude saber que, os géninhos souberam da ocorrência mais de seis horas antes do alerta ter chegado à PM, isto altas horas de quinta feira.
Também eles, estiveram no terreno, mas apenas para fazer um levantamento exaustivo dos meios envolvidos.
Emfim.
Na falta de radares como diz o General, valha-lhes a persistência de cavalgarem ondas e dunas em busca de tema para os seus registos de missão.
Mas não vos iludíeis com as minhas palavras, nem tão pouco com as do general, afinal ele é o mesmo que nos prós e contras disse, rectifico, afirmou, que a escolha do governo em criar a UCC era o maior erro de sempre.
Bom estou de acordo com ele, mas não porque ache a Marinha capaz de fazer melhor, até porque não pode.
Só os PM's sabem do ofício e detêm legitimidade para agir com mandato do Estado de AP e PC.
Se duvidam, procurem a sentença do Tribunal de VRSA que dá razão ao arguido por detenção e apreensão ilegal perpetuado por vaso de guerra.
Não tarda muito irão querer que os PM's constituam equipas de abordagem a bordo para legitimar as suas acções.
Nessa altura eu pergunto, á imagem do que acontece nas outras Unidades Militares. Será que vão mandar o pessoal desarmar? E quem escolhe os alvos a fiscalizar? Não estou a ver os Majores da Marinha de Guerra a serem tratados como meros Patrões do troço-de-Mar. Vai ser giro. Um PM sugerir que o navio vá para as 20 Milhas fiscalizar arrastões em situação ilegal e eles, como é hábito, a querem ir para dentro das seis milhas ou até à milha de costa, por causa da mareta e fiscalizarem as embarcações de pesca local ou as de recreio. A ver vamos, o tempo o dirá.
" THE PARROT"

Anónimo disse...

Embora se levante a possibilidade de agentes da PM poderem embarcar nos navios de guerra em missões de fiscalização, não me parece provável que venham a ser estes quem escolhe os alvos e os espaços a fiscalizar. O Comandante do navio é soberano e a missão dos agentes embarcados será idêntica à dos outros tripulantes, com a diferença de que a sua especialidade será a fiscalização. Não estando configurada a competência hierárquica dos comandantes dos navios de guerra sobre os agentes da PM, alguma coisa se há-de improvisar para o conseguir. Bem vemos os adjuntos dos Capitães de Portos, os Patrões-Mor e os Delegados Marítimos, figuras que não estão na linha hierárquica da PM mas que de forma dissimulada vão conseguindo concretizar as suas intenções solicitando a colaboração aos comandantes locais. Não há muita diferença entre pedir um agente para fiscalizar um alvo ou pedir ao superior hierárquico do agente que este fiscalize o alvo pretendido. Será tudo uma questão burocrática mas com o mesmo resultado. É assim que funciona em diversos comandos locais, sendo que muitas missões não atribuidas à PM são executadas por agentes em cumprimento de ordens da chefia, com o objectivo directo de agradar aos capitães dos portos e aos seus adjuntos. E se o agente se recusa a cumprir com a determinação, arranja-se um outro mais cooperante e aquele insoburdinado segue em direcção a um outro Comando Local como retaliação.

Anónimo disse...

Depois admirem-se que são colocados a milhas do seu Comando de preferencia...pudera, estão sempre a fazer barulho!...vocês estão na marinha para ser marinheiros, e mais nada!!!

Anónimo disse...

Pois é Camarada, ainda falta um outro aspecto tão importante como a fiscalização, que é o serviço SAR.
Tanto quanto sei, os navios de guerra que patrulham as águas territoriais e ZEE são os navios em prevenção SAR. Numa situação em que os agentes da PM se encontrem a bordo destes navios e surja uma missão de busca e salvamento, qual será o papel do agente? Com que direito mantêm o agente em cativeiro durante o tempo da missão SAR? E se for para as 200 milhas, com que direito levam o agente contra sua vontade? Isso não se designa de sequestro? Por outro lado, os riscos inerentes às missões de Busca e Salvamento não estão contemplados nas atribuições da PM, contrariamente ao que muitos pensadores querem fazer crer. Vejamos o caso de Caminha, em que a Marinha abdicou do ISN entregando os meios e as missões de salvamente à PM. Com que direito e a que título? Um dia talvez venhamos a saber.

Anónimo disse...

A PM não é Tropa, é POLICIA, não sei se é de elite, mas somos DIFERENTES, e por sermos diferentes, SOMOS ESPECIAIS, e por isso incomodamos tanto.......

Não sabem que a Marinha é Marinha.... e Polícia é Polícia....
ainda vou ver navios da Marinha a caminho da GNR, nomeadamente lanchas de fiscalização, ou estão a esquecer que quem manda na UCC da GNR é um Almirante!

A PM tem de ter o seu espaço, e tem, mas por aqui todos tem medo dos Oficiais de Marinha, mas Por quê? Só eles é que sabem? e mais?
Licenciados pela escola Naval, tem o valor que tem....para a função que desempenham no país.....
E os "nossos engenheiros" (licenciados na PM)advogados, historiadores, gestores, engenheiros, enfermeiros, sociologos, entre outros, estes sim, sabem o que fazem, e o que sofreram para tirar o curso, agora uma coisa eu sei.... não vem nenhum Oficial de Marinha, da classe x ou Y, dizer que sabe mais de Direito a um PM licenciado nessa area quando ele é licenciado pel EN noutra area, só nos temos de afirmar e "bater o pé" de forma correcta e saber o caminho que leva a instituição.
Ainda só temos 35 anos de Democracia....

Cumprimentos

Anónimo disse...

que grande quantidade de disparates supra postados...
então um navio (NRP ou outro qualquer) que receba um SOS nao tem de prestar auxilio imediato? e ainda falam de um pseudo-sequestro?
sinceramente, só podem estar a brincar "com a tropa"...
um PM sugerir o quê ao cte do navio ? se está embarcado para abordar, ou estará embarcado para cozinhar (TFH), fazer o pao e lavar roupa de bordo (TFP), etc etc... não está embarcado para fazer navegação astronómica com toda a certeza... é melhor aprenderem (os que ainda tem duvidas) da regulamentação que autoriza a utilização da ferramenta mais letal (arma de fogo)em vez de andarem a fazer asneira e depois ter-se que com paninhos quentes corrigir as incompetências....

Anónimo disse...

Boas camaradas!
Não sou tropa nem socorrista... sou agente da Polícia Marítima, OPC.
A PM é uma polícia especializada com uma aerea especifica,não especial como muitos dizem, conforme legis em vigor.
Os "Senhores" terão que alterar muita legislação para dar a volta à PM.
Mas caminhamos a passos largos para o abismo, por causa de uns iluminados que se fixaram na EAM e CGPM...
Mas enquanto esta associação existir, ASPPM, nunca vai deixar que isso acontença.
Juntos temos muita força!

Megavles

Anónimo disse...

Megalves, desta vez gostei da tua escrita, mas não me deixo enganar, por essa marujada que anda por aí!
Até me farto de rir com os Autos que elaboram, e de casos com o do computador "roubado", no Navio atracado na Marina de Vilammoura, esses é que são as unicas bricadeiras que devem ter como Polícias, pois este tipo de crime, se é que o houve, é da competencia da P.J.Militar.
Até novas verdades!!!!
O ALGARVIO - DESFARCADO.

Anónimo disse...

gostava de ser esclarecido, mas mesmo, nao é de blog /postagens bla bla bla..

aonde está escrito que a
"..Polícia Marítima, OPC.
A PM é uma polícia especializada com uma area especifica.."

aonde? que área? que tipologia criminal? na L.O.I.C. para quem a leu, nao está, e lá diz claramente, que as aqui não estão referidas , está (nao estará) na respectiva lei orgânica ( que não existe (ainda) para a PM) etc etc...

escusam de procurar, sei que não existe, não a vão encontrar, falam falam , é como o anuncio do BES...

a PM não é uma Policia especial nem especifica, nem especializada (como OPC bem entendido).

nas outras funções ( não intrinsecamente policiais) é claramente especializada (relatorios de mar, acidentes marítimos, etc etc, mas isso nao tem nada de OPC.....
OPC é quem manuseia processos criminais. pode nao ter cracha e pistola, e pode te-los e nao ser OPC (ex- guardas prisionais)
saudações Colegas

Anónimo disse...

Que tristeza... quem não sabe é como quem não vê, ou não quer ver...
Ou será que não interessa ver?
Quero ir pra tropa!
O Corisco

Anónimo disse...

Há aqui alguns, que fazem 4 aninhos na PM para andarem a receber o mel...e depois bazam! O que percebem eles de Polícia, o que percebem eles de rua?!?

Os Agentes PM não se identificam com os Marinheiros, nem com a Marinha! Não há cá misturas...estamos na Marinha é um facto, mas necessitamos dela apenas em questões de logística, nada mais!

Não é a PM que precisa da Marinha, é a Marinha que precisa da PM, porque sem ela a Marinha perde credibilidade e visibilidade!

Anónimo disse...

Quem escreve assim, vive no mundo real.
É isso mesmo, faço das tuas as minhas palavras.

Megavles

Anónimo disse...

Há aqui alguns, que fazem 4 aninhos na PM para andarem a receber o mel...e depois bazam! O que percebem eles de Polícia, o que percebem eles de rua?!?

Os Agentes PM não se identificam com os Marinheiros, nem com a Marinha! Não há cá misturas...estamos na Marinha é um facto, mas necessitamos dela apenas em questões de logística, nada mais!

Não é a PM que precisa da Marinha, é a Marinha que precisa da PM, porque sem ela a Marinha perde credibilidade e visibilidade!

TOM SAWYER ( faltou isto :) )

Anónimo disse...

Quem não sabe o que é a PM ou qual a sua função como OPC não deveria estar na PM, mas infelizmente o que conta para muitos pseudoagentes é o mel. Enfim... até já se criam pseudoacessores dos capitães de portos das capitanias mais rentáveis, para determinados comandantes locais poderem acumular emoles de outros comandos mais chorudos... Na guerra do papel vale tudo.

Anónimo disse...

Pois bem, neste diz que diz-se, diz-se muita coisa,
como ter um familiar directo proprietário de uma embarcação de pesca diz-se incompatível com o exercício de funções policiais na mesma área; ter um familiar directo titular de uma concessão de praia diz-se incompatível com o exercício de funções na mesma área; ser titular de um documento de inscrição marítima diz-se incompatível com o exercício das funções policiais.
E acumular funções de comando policial com assessoria administrativa não é uma incompatibilidade?

Anónimo disse...

já andam a malhar no cantor da concertina, apenas porque o homem tb quer um bienio chorudo.
Outros bem piores do que ele, andaram atrás do mesmo, e lá se safaram. Este pelo menos tem obra feita. Que se oriente porque a reforma está para breve.

Anónimo disse...

porque é que cada um não se mete na sua vida e trabalha para ter o reconhecimento devido....

Mas que ráio de Policia, só querem o ordenado e emolumentos, e não querem trabalhar......

Já estou farto desta conversa....

Se querem ganhar mais e estar aos fins de semana e feriados em casa, vão para a Universidade, e tenham outro emprego melhor que este.....

Sempre a lamentar de Barriga Cheia,

Todos nós somos uns sortudos, temos um bom vencimento, e um bom horário de trabalho, por pior que seja é bem melhor que o de milhares de portugueses, que não o tem (desemprego) e que ganham 500€....

Assim eu proponho cinco Comandos/Capitanias:
Leixoes
Setubal
Sines
Ponta Delgada
Funchal
A associação que proponha isto ao Ministro da Defesa, o que intressa os outros Comandos?
Para a maioria dos Colegas nada, a luta são os €.

Deixem trabalhar na Policia quem gosta, os outros podem ir para onde entenderem, .....

MAS NÃO VENHAM COM A CONVERSA" NÃO TRAGAS TRABALHO"

Mas será que é por fazer o Auto ou é por mnão saber escrever??


Efim......

Anónimo disse...

grandes conversa sim senhor.....
faltam é as competencias e a ccompetencia. No manda bocas parabens, 20 valores LOL

Anónimo disse...

o pessoal está aqui só pelo papel, qual dignidade qual caraças....
assim que se alambasam com o bolito esquecem-se logo dos colegas que fazem muito mais e ganham muito menos nos pequenos comandos....

é só violino e conversa .....

os mesmos que só falam de dignidade aqui `a boca grande e pequena, são aqueles que passam o tempo todo a pressionar para conseguirem ir para a emolumenta grande, para as grandes vidas..... grandes hipocritas....

Anónimo disse...

ai bombeiritos, bombeiritos do MAI,até mete dó!
sinceramente

Anónimo disse...

só pensam em papel, até mete dó..