sábado, 6 de junho de 2009

Atitude da GNR na fiscalização do mar irrita Armada

MANUEL CARLOS FREIRE
DIÁRIO DE NOTICIAS


Guarda Nacional Republicana fez declaração de aparente auto-suficiência relativamente aos militares em matéria de fiscalização do mar, cuja complexidade levou à criação de um Centro Coordenador Marítimo que funciona há ano e meio.
A posição de aparente auto-suficiência da GNR em matéria de fiscalização marítima, que envolve uma dúzia de entidades diferentes, deixou ontem a Armada particularmente irritada, segundo fontes ouvidas pelo DN.
O porta-voz da Marinha, comandante João Barbosa, escusou--se a fazer quaisquer comentários sobre o estado de alma dos responsáveis do ramo. "A Armada precisa da GNR e reafirma que todas as organizações [agrupadas no Centro Nacional Coordenador Marítimo (CNCM)] têm responsabilidades na fiscalização do mar", enfatizou o oficial, sem se querer alongar.
Na edição de ontem do DN, e tendo por base um artigo onde se revelava a inoperacionalidade de cinco dos sete radares de monitorização da costa a carga da GNR, o porta-voz da desta força de segurança declarou: "Os nossos meios são suficientes e temos tido grande sucesso na apreensão de pescado ilegal".
Questionado especificamente sobre essa afirmação - e o que ela não diz sobre o papel da GNR no combate ao terrorismo ou tráfico de droga (entre outros) -, João Barbosa respondeu: "Não interpretamos bem nem mal. Precisamos de todos e, para isso, existe o CCNM."
A par da Armada e Força Aérea, têm assento no CCNM a PJ, a GNR, a ASAE, o SEF, a Autoridade de Saúde Nacional, a Direcção-Geral das Alfândegas e Impostos Especiais sobre o Consumo, o Instituto da Água, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e, ainda, a Direcção-Geral das Pescas e Agricultura.
O CCNM foi criado no fim de 2007 e reuniu pela primeira vez em Janeiro de 2008. Situado em Oeiras, junto do Centro de Operações Marítimas (COMAR), esse órgão visa articular a acção daqueles órgãos com intervenção no espaço marítimo - e favorecer a troca de informações entre essas entidades, num ambiente pós-11 de Setembro onde a identificação dessa lacuna foi uma das chamadas "lições aprendidas" da tragédia.
Em pano de fundo, assinalaram outras fontes militares, está a luta de competências entre Marinha e GNR - força que se quer assumir como uma verdadeira Guarda Costeira. Para a Armada, cujos responsáveis dizem há anos liderar "uma Marinha de duplo uso", a propostas carece de sentido por, entre outras razões, exigir duplicação de meios navais e grandes custos financeiros acrescidos num "país que não é rico".
Com ironia, uma das fontes observou que "a GNR, até há poucos anos, não tinha lanchas, e as que tem agora já estariam paradas se não fosse o Arsenal do Alfeite"a repará-las - comentário que traduz também o receio, há muito latente nas Forças Armadas, de serem "consideradas dispensáveis" por haver uma GNR que "até cumpre missões" militares no Iraque.
Outro elemento, recente, de tensão terá sido o da admissão, pelo secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, juiz Mário Mendes - que almoça segunda-feira com o chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Melo Gomes, soube o DN -, de recorrer aos militares para reforçar a GNR na segurança da costa, face à paralisia dos seus radares (sem solução a curto prazo), dada "a sensibilidade da fronteira marítima no que toca a ameaças à segurança nacional".

35 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente não sei qual é o pior cenário: ter uma força policial a cumprir missões de carácter militar no Iraque; se ter militares a tentar ser polícias.

Anónimo disse...

Olhem para Espanha e vejam o modelo que a GNR quer seguir....



Sem comentários.....


a AM "da" muito dinheiro.....

Anónimo disse...

A atitude da GNR irritou a Marinha????? Incrivel, e eu que pensava já ter visto tudo...
Mas então a gnr só está a ocupar o espaço que a Marinha nunca quis.
A gnr bem ou mal está a querer efectuar o policiamento da costa, não está preocupada em cobrar receitas, para reformar os seus oficiais com bienios chorudos. Sistema de Autoridade Marítima tem que ter como base uma Polícia Marítima forte e bem equipada, não se pode misturar com assinalamento maritimo, salvamento marítimo, etc. E esta treta da Marinha de duplo uso tb está provado que não resulta.
Até podia a PM ficar sobre alçada da marinha, mas teem que fazer grandes alterações. Marinha de Gerra é uma coisa, repartições maritimas outra, Polícia Maritima é completamente diferente e não pode estar misturada.
As lançhas da gnr bem ou mal são tripulada por elementos da gnr, não andam com "motoristas" apenas porque as vedetas estão a acabar e não teem que fazer a esse pessoal. Porque não transferem as vagas do pessoal do troço de mar, para o quadro da PM e assim conseguem mais agente????
A Marinha a manter esta maneira altroista de actuar vai acabar por perder as poucas competencia que ainda vai tendo na fiscalização e policiamento maritimo. Uma linha de costa como a nossa, com dois arquipelagos, e com um quadro de Polícia Marítima tão pequeno é claro que está quase abandonada. A gnr não está a ocupar o espaço de ninguem, pelo simples facto que antes de eles começarem este novo serviço marítimo, não andava por lá ninguem.

A NOSSA MARINHA ESTÁ COMO O BENFICA, VIVE ALIMENTADA DAS GLORIAS DO PASSADO E COM POUCAS PRESPECTIVAS DE FUTURO.
SÓ ESPERO É QUE NÃO CARREGUE COM A PM NESTA QUEDA TEIMOSAS E ALTRUISTA

WOLF disse...

Comprovado e aprovado!!!
Nota 100, para o comentário anterior.
Os meus parabéns a este profissional.
Está mais uma vez confirmado a vontade da nossa classe.

Anónimo disse...

Assino por baixo...a Marinha tem na PM uma mina de dinheiro à custa de agentes desmotivados por horas e horas de serviço para promover e reformar almirantes, fragatas e inssurragem lda...o que recebem em troca os agentes? Destacamentos absurdos para marrocos ou para cuba, familias destroçadas...se isto não desse nem para o papel higiénico passava-mos ja amanha para o MAI...A GNR pelo menos não dá "facadas" nas costas aos seus homens, têm espírito,têm vontade..têm os meios apropriados e apenas querem prestar e mostrar serviço...fazem eles muito bem.

Anónimo disse...

Assino por baixo destes três ultimos comentários, sábias palavras!
Não é necessário ser formado em letras para saber e perceber a realidade da coisa, mais uma vez se confirma, é a Marinha que precisa da PM e não a PM da Marinha.
A Marinha que largue o enteado e rume a seu bom porto, defesa externa, serviço de policia é para a PM, GNR, PSP, PJ e outros OPC´s. A Marinha é um ramo das forças armadas, tropa é tropa, para defesa nacional e deixem a defesa interna para as policias!
A Marinha quer o mar?
Então vão fiscalizar e patrulhar das 12 às 200 milhas, e as policias ficam até às 12 milhas...
Pois, lá fora faz malagueiro e não dá visibilidade.
Então e as fragatas novas, em 2.ª mão, e os futuros patrulhões serão para andar à babugem, junto à costa e nos rios???
E o mel para os Senhores?
E os jantares bem regados à conta dos favores e amigos de ocasião?
A Marinha acabava!!!
São os vicios enraizados e dificeis de exterminar enquanto existam governos que pactuem com malta desta estripe... é o Portugal dos pequeninos e das quintas, onde todos sabem o que está mal mas ninguem quer tomar uma atitude!

Megavles

Anónimo disse...

Estes comentários até me arrepiam de pensar em tal incoerência. A Marinha sempre patrulhou a costa, ou estão esquecidos do tempo que limpavam a sanita do comandante? Se queriam ser da GNR tivessem concorrido. Pois é, lá não tinham padrinhos para meter a cunha.
Enquanto estiverem na PM serão da Marinha de duplo uso, tal como o ISN e os digníssimos faroleiros, ou estarão esquecidos de que todos fazem parte da DGAM.
Tenham juízo, que já são grandinhos para brincar ao faz de conta.
Marinha Sempre

Anónimo disse...

Está visto que o possibilidade de o tapete fugir de debaixo dos pés de algumas pessoas, as deixas com capacidade de argumentação reduzida e revela a pouca educação que possuem. Enfim, é melhor nem comentar.
Quanto ao assunto em debate, claro que a marinha comete um erro grave em não apostar em uma Polícia Marítima cada vez mais forte, motivada e bem equipada, com um quadro de homens e mulheres alargado para poder patrulhar e policiar a costa Portuguesa de forma razoavel.
Acabem de vez com a procura insessante de emolumentos, criem condições dignas de trabalho, não misturem assinalamento maritimo, salvamento maritimo, etc, com o exercicio da autoridade de estado, porque essa função apenas pode competir a um quadro de POLÍCIA.

Anónimo disse...

Existe alguem aborrecido que parte logo para a mal educação, pelos vistos ja limpou sanitas de comandantes...e quem sabe ainda as limpa, isso é que me dá "arrepios". Como ja foi dito o que a Marinha quer é protagonismo, dinheirinho e aparecer todos os dias na Tv...O dinheiro que se gasta em marinheiros a fazer serviço ás prais, formava-se uma duzia de agente, mas lá esta, quantos mais agentes, menos mel ao final do mes para promover oficiais...mas esta "lenga-lenga" ja toda a gente conhece! Somos POLÍCIAS, não somos GRUMETES.

Anónimo disse...

ah ah ah

"..A GNR pelo menos não dá "facadas" nas costas aos seus homens,..."

lá agora.... vai falar com os ex-BT da GNR, esses até querem vir para a PM!

e na PSP tambem nao dao facada a ninguem, até oferecem bonés ao ministro...

falas falas mas a ti ninguem te tirou o ADAMA, e és tratado como um reizinho, mimado é certo, mas a MARINHA é assim....

é tao facil mandar bocas....
e dizer mal dos outros... olha mas é para o teu umbigo.. e para o recibo da agua e veras que em emolumenta levas mais que os 750€ do PSP, que passeias com um tm, passas o dia no H5 e... supremo desplante ainda te queixas....

Anónimo disse...

Porra, que esta penetra é BURRO!!!!
Ou é memo BURRO ou come merd... às colheres.

CORISCO

Anónimo disse...

Este blog é aberto a todos para dar a sua opinião, mas de facto este penetra não entende nada do que se está aqui a tratar. Aqui falamos de POLÍCIA MARÍTIMA, e de pessoas que tiraram cursos de POLÍCIA, não de cargos por enerencia, que na maioria dos casos são desempenhados de forma vergonhosa. Aqui debatem-se assuntos de interesse para uma classe profissional, POLÍCIAS MARÍTIMOS, que desenvolvem uma carreira de varias decadas, não apenas de 2 ou 3 anos à procura de complementos para a reforma. Por isso, e porque o respeito fica bem em qualquer lugar, senhor penetra, não fale daquilo que não sabe, deixe estes assuntos sérios para quem fala com conhecimento de causa e tem orgulho na farda que veste. Somos POLÍCIAS MARÍTIMOS, usamos carteira profissional e arma à cintura de forma orgulhosa durante as nossas carreiras, não apenas 2 anos, temos formação profissional de POLÍCIAS. Por estes motivos e para não cair em comentários ridiculos e desajustados, limite-se a lêr, quem sabe ainda consegue aprender umas verdades por aqui.

KYDD

Anónimo disse...

que fixe cuspir na sopa,felizmente o cozinheiro dá-nos extra todos os meses "aos funcionários" um iphone em cash, durante toda a vida.
se preferirem um portátil, alem do pré, e passam a vida a dizer mal do patrão.... ingratos

Anónimo disse...

Epá, este tipo já cheira mal...
Deves ser pago só para enfegar, cheira-me a tacho no CGPM.
És tão bom que nem a Marinha te quer! lol
Serás mesmo quem eu penso????? ;)
Com este tipo de discurso só existe mesmo um burro que tem andado por esta casa, PM, só para enfegar. Foi e é tão inutil à Marinha que o colocaram na AMN só para fazer cagada...
Mas à conta da PM já tem ap nos algarves, à pois é!!!! e esta em????

boca pequena

Anónimo disse...

Como eu já tenho dito e volto a dizer...não é a PM que precisa da Marinha...é a Marinha que precisa da PM...dependemos de voces apenas logisticamente...MAIS NADA!!!
A Marinha sem a PM, acaba e é isso que incomoda mta gente...fiquem lá com os Grumetes, os Cabos e os Sargentos barrigudos e deixem-nos em PAZ...voces não OPS'S são...deixem de brincar aos Polícias (eu sei que é bonito ter uma carteira com um crachá e ainda para mais dourada), vão mas é para os vossos navios fazer piscinas para o meio do Ocenano Atlântico e deixem trabalhar quer gosta de honrar a farda que veste e não quer ser confundido com Marinheiros e afins!

TOM SAWYER

Anónimo disse...

Epá, ó "boca pequena" parece que sabes umas coisas...
Vamos lá pôr a boca no trombone, afinal os corruptos não são só os PM´s ????

Megavles

Anónimo disse...

que falta de nível de conversa....
só se sabem insultar....
whats the point?

Anónimo disse...

porcaria de conversa e baixo-nível...

sintomático..

Anónimo disse...

quero sair da marinha e ir para pica-chouriço, porque lá sou mais bem tratado...
queria mesmo era ser da BT, mas como já acabou , não sei bem para onde agora....

Anónimo disse...

epá, não vás embora....
em Sines , Funchal não se está mal de todo..

Anónimo disse...

pudera... isso sei eu

Anónimo disse...

Tambem quero!!!! mel...

boca pequena

Anónimo disse...

o disfarce caiu...

Anónimo disse...

o pardalito trauliteiro a querer ameaçar a giboia... patético

Anónimo disse...

quais são os números do euromilhões desta semana, já que sabem tudo?

Anónimo disse...

o pessoal antes de vir aqui postar coisas das duas três:
ou sabe português, ou usa o ortográfico, mau aspecto e ar de analfabeto é que nao fica muito bem na fotografia

Anónimo disse...

Só faltava este agora armado em esperto...
Ó pseudo esperto, "nao", escreve-se "não", mais um burro armado em doutor! lol

boca pequena

Anónimo disse...

Mas afinal este blog é para apresentar ideias e debater assuntos relativos à POLÍCIA MARÍTIMA, ou é para mandar recados pessoais e bocas de mau gosto sem um minimo de conteudo????? Este é suposto ser um meio de debate, aberto a todos aqueles que se interessam por uma classe profissional, cada vez mais forte e digna, não uma parede de bairro, para dois ou três arruaceiros deixarem espelhada a sua falta de ideias e educação.
Estes ultimos comentarios, que parecem deixados pela mesma pessoa, deixam transparecer que temos aqui alguem que desconhece completamente os assuntos em debate neste blog. Parece escrever apenas porque ninguem de outra forma lhe dá ouvidos. Um pouco mais de respeito pela nossa POLÍCIA MARÍTIMA e por todos aqueles que participam e criaram este nosso forum.
Um grande abraço para todos,

KYDD

Anónimo disse...

isto de fazer copy paste no blog não havia necessidade...
Uma mentira mesmo que repetida muitas vezes não se torna verdade, apesar de muitos se autoconvencerem disso....

sim sub é abaixo...
sobre é acima..
subcarga horária é trabalhar pouco, o que querem dizer é sobrecarga horária.. trabalhar de mais.... e nao o contrario.... atenção ao que escrevem porque faz fé em auto, e depois , palavras leva o vento...
e é inerência não é enerencia (não existe nem na Guine-Bissau

o cuidado na linguagem oral e escrita é fundamental , pois fica na memoria e lixa a imagem da nossa POLÍCIA MARÍTIMA...

mais uma vez se percebe porquê aqui nós os licenciados somos o alvo a abater.... invejas, e de facto têm toda a razão...

têm muito a temer....

Anónimo disse...

lá isso é verdade, quando se escreve mal, é o que acontece, dizer exactamente aquilo que não se queria dizer
mas também tens de dar umas abébias, porque os putos novos é só sms e chats e português nicles..

mas sim, tem que se ter mais cuidado com aquilo que se escreve, sem duvida!

Anónimo disse...

cheira-me a intrusão dos senhores das marés...

Anónimo disse...

Chamo a atenção a todos os profissionais da PM, reparem que no, novo, site da nossa "Marinha", o nome de Autoridade Maritíma/Polícia Marítima desapareceu... porque será?
Pensem no assunto, não é só a GNR que quer o lugar da PM, afinal existem mais!!!

Megavles

Anónimo disse...

afinal viste mal....... não?
está tudo aqui,
http://www.marinha.pt/PT/amarinha/estruturaorganizativa/siatemadeautoridademaritima/policiamaritima/Pages/PoliciaMaritima.aspx

Anónimo disse...

Epá, estou mesmo a precisar de óculos, é o PDI...
Mas há uma coisa que o PDI ajuda, é não ser otário nem carneiro!
No antigo site era bem mais visivel o link para a AMN-PM.
Não sou do SIS, mas qualquer polícia minimamente atento, dá com o gato...
À pois é!

Megavles

Anónimo disse...

tristes!!!