terça-feira, 9 de junho de 2009

‘Ninjas’ da GNR já andam no mar


08 Junho 2009 - 00h30 - CORREIO DA MANHÃ

Patrulhamento: Militares da Unidade de Intervenção em lanchas
‘Ninjas’ da GNR já andam no mar

Elementos de operações especiais da Unidade de Intervenção da GNR têm sido chamados a reforçar patrulhas, marítimas e terrestres, feitas pela Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da mesma força de segurança.

Com planeamento feito pelo comandante operacional da GNR, tenente-general Meireles de Carvalho, estas operações têm sido direccionadas para a prevenção. “Trata-se de operações esporádicas, que visam, não só o patrulhamento, como também o controlo do tráfico de droga e detecção de eventuais entradas de imigrantes ilegais em pontos da costa nacional”, disse ao CM fonte da GNR.

A vigilância da costa nacional está, de resto, a passar por um período de transição. Um júri constituído pelo Ministério da Administração Interna escolheu a empresa espanhola Indra como promotora da instalação e manutenção dos radares, fixos e móveis, que integrarão o novo Sistema de Vigilância e Controlo Costeiro (SIVICC), que será operado por militares da UCC da GNR.

A urgência da implantação do SIVICC é cada vez maior, já que, perante a deterioração do LAOS (sistema de controlo actualmente instalado), a GNR está a vigiar a costa portuguesa apenas com binóculos.

PORMENORES

MARINHA DESCONTENTE

A Marinha está insatisfeita com a declaração de ‘auto-suficiência’ da GNR, face à vigilância costeira. A Armada já recordou ao comando-geral da GNR que o controlo do Litoral português é feito no Centro de Controlo Marítimo, que agrupa as duas entidades.


ISRAEL DERROTADO

Israel, país que concebeu e instalou o LAOS (actual sistema de vigilância da costa portuguesa), foi derrotado pela Espanha no concurso de aquisição de radares para o SIVICC.

Miguel Curado

16 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que estamos no COMAR a marcar a posição da PM neste processo, este é o futuro, em especial agora com o 112.dispatch on-line , directamente para a consola de um subchefe.

Anónimo disse...

É caso para se dizer:
A GNR avança com toda a confiança, e não precisam da Marinha para coisa nenhuma. Falta saber se realmente vão passar cavaca ao COMAR quando tiverem alguma situação operacional. Provavelmente teráo conhecimento da operação através dos média.

Anónimo disse...

O "COMAR" não terá sido uma jogada, dos espertos da Marinha, para não deixar fugir a galinha dos ovos de ouro????
Será que alguem, GNR, PC e outras forças tem conhecimento que existe um pseudo "COMAR"???
E esta em????

boca pequena

Anónimo disse...

parece que a semana passada decoreu no COMAR um exercício com estranjas (do FRONTEX), SEF, GNR etc etc....

afinal pareceque conhecem.... digo Eu

Anónimo disse...

é só "galinhas de ovos de ouro.."

a mim só me saem duques e cenas tristes

Anónimo disse...

o pessoal só se preocupa com os outros (lá fora). Acordem e olhem para dentro.... se virem bem....

Anónimo disse...

Se fazem favor não se lembrem de mandar os nossos bonés brancos ao Sócrates....
São caros como o caraças, oK?

Anónimo disse...

não comecem a dar muitas ideias....
o bom senso nao impera , depois queixem-se....

Anónimo disse...

Mas afinal este blog é para apresentar ideias e debater assuntos relativos à POLÍCIA MARÍTIMA, ou é para mandar recados pessoais e bocas de mau gosto sem um minimo de conteudo????? Este é suposto ser um meio de debate, aberto a todos aqueles que se interessam por uma classe profissional, cada vez mais forte e digna, não uma parede de bairro, para dois ou três arruaceiros deixarem espelhada a sua falta de ideias e educação.
Estes ultimos comentarios, que parecem deixados pela mesma pessoa, deixam transparecer que temos aqui alguem que desconhece completamente os assuntos em debate neste blog. Parece escrever apenas porque ninguem de outra forma lhe dá ouvidos. Um pouco mais de respeito pela nossa POLÍCIA MARÍTIMA e por todos aqueles que participam e criaram este nosso forum.
Um grande abraço para todos,

KYDD

Anónimo disse...

tens toda a razão colega KYDD, deixem-se de bocas e trabalhem a bem da nação

Anónimo disse...

são sempre os mesmos alinhar.... e os mesmos a se baldarem, essa é que é essa...

Anónimo disse...

Há muita gente responsável pela instituição "MARINHA" que, pelo que dizem, parece que nunca leram as leis que estabelecem as competências da GNR.
É evidente que no âmbito das suas competências, a GNR não precisa de se sujeitar à colaboração que a ARMADA lhe quer impôr.
A GNR tem competências no âmbito da segurança interna e da investigação criminal, até às 12 milhas.

"Artigo 1.º
Definição
A investigação criminal compreende o conjunto de diligências
que, nos termos da lei processual penal, se destinam a
averiguar a existência de um crime, determinar os seus agentes
e a sua responsabilidade e descobrir e recolher as provas, no
âmbito do processo."

A Lei de Organização da Investigação Criminal,(Lei n.º 49/2008), atribui à GNR competência genérica na investigação dos crimes que não esteja reservada a outro OPC.

"Artigo 6.º
... /// ...
É da competência genérica da Guarda Nacional Republicana
e da Polícia de Segurança Pública a investigação
dos crimes cuja competência não esteja reservada a outros
órgãos de polícia criminal e ainda dos crimes cuja investigação lhes seja cometida pela autoridade judiciária competente para a direcção do processo, nos termos do
artigo 8."

Ora, visto que a investigação dos crimes ocorridos a bordo de navios nacionais, no mar territorial português ou nos portos, não são da competência reservada da Polícia Marítima - que, ultimamente, tem sido muito escondida pela marinha - nem são da competência da armada, pois como se sabe, não é um órgão de polícia criminal, é evidente que essa investigação é da competência da GNR, e esta para exercer as suas competências não precisa de pedir a autorização a ninguém.
No entanto, parece que os nossos dirigentes ou quem bota palavra blá, blá, blá, nem esta Lei leu, porém, querem controlar tudo e todos sem saberem o que andam a fazer, é triste! e estão a dar uma imagem triste de uma instituição que já teve muito prestígio perante os portugueses. É pena.

Anónimo disse...

Ora ai está!
Só não lê quem não quer, ou não lhe interessa...
A "Marinha", a tropa, é que está com medo, para os profissionais da PM é uma mais valia para a segurança interna e em prol do cidadão/contribuinte.
E os Senhores do mar com medo de perder o protagonismo, junto da população civil, e a galinha dos ovos de ouro, à pois é!

P.S. -Porque será que não se coloca, no blog, para comentar, a proposta do hórario de trabalho para os profissionais da PM. Uma coisa é certa, enquanto a PM não sair da tutela da "Marinha/tropa" nunca seremos vistos como verdadeiros Polícias/OPC´s e sim, como tropas, só Deveres e Direitos nem vê-los, esta é a verdade!

Megavles

Anónimo disse...

Penso que se devia começar e com urgencia a verificar as capacidades das chefias.
Por exemplo em Caminha a Policia não pode atuar em nada, pois vive-se um clima de DITADURA E REPRESSão.
Ameaças de processos disciplinares, de destamentos e agora até se consegue por um agente a chorar.....(literalmente)
é pena ninguem ajudar este COMANDO

Anónimo disse...

Esse comando e não só...ja não basta a época balnear que tantas dores de cabeça nos dá..ainda nos enchem com missões de caça aos gambuzinos...mas pensam que a malta se multiplica ou quê? Dá-se um pontapé numa pedra e salta de lá uma multidão de "5" polícias marítimos? reténs após 24h de serviço é pa esquecer..folgas muitas delas para trabalhar..as outras para dormir...um dia em que o tão desejado horário venha cá para fora e tenha que ser cumprido eu quero ver como é que esses senhores de branco "descalçam a bota"...ou o sapato! Todos os agentes deveriam ter os mesmos deveres, direitos e regalias...o que não falta aí é comandos a darem o litro só c meia duzia de agentes...abram CURSOS ou têm medo que a emolumenta desapareça? deixem-nos de nos enviar marujada para as praias porque em vez de nos ajudarem ainda nos dão mais trabalho...é muito bonito estar atrás de uma secretária e pedir mundos e fundos aos agentes para no final do mes e do ano terem as suas estatisticas para mostrar..ou irem a correr para os meios de comunicação social com noticias do picanso...levantem os rabos calejados das cadeiras e vejam as condiçoes em que os homens trabalham, as horas que fazem, o tempo que passam longe da familia...mas é mais facil virem para cima de nós com ameaças de processos e destacamentos...para muitos de nós isso ja nem nos mete medo, o que me mete medo é saber se daqui a muitos anos vou receber na mesma moeda a atenção que dou á minha familia e amigos...que neste momento é ZERO! Saudações a todos

Anónimo disse...

Um abraço cá do Algarve, ...
Isso é uma vergonha!!!
O ALGARVIO - DESFARÇADO