terça-feira, 29 de abril de 2008

Invadiram a esquadra

No jornal "CORREIO DA MANHÃ" de 29 Abril 2008 - 00h30 podiamos ler, sob o título ....

Moscavide - agente sozinho impotente para travar agressão

Invadiram a esquadra



Ontem estavam oito a nove agentes de serviço. Os dois carros-patrulha ficaram estacionados à porta da esquadra

Onze indivíduos, aparentando 18 a 20 e poucos anos, entraram de rompante na esquadra de Moscavide da PSP e agrediram um indivíduo de 20 anos que lá se refugiara.

Esta situação, inédita em Portugal, aconteceu pelas 17h00 de domingo quando naquela esquadra – a 35.ª do Comando Metropolitano de Lisboa – estavam dois cidadãos e apenas um agente, o chefe Igreja, que, estupefacto com o "movimento", não teve reacção.

"Empurraram-no [ao agente] e agrediram o rapaz que vinha apresentar queixa deles, que se escondeu debaixo de uma secretária quando os viu entrar", contou ao CM uma fonte policial, acrescentando que, após a agressão, os indivíduos abandonaram a esquadra e a vítima, que não quis apresentar queixa, seguiu-lhes o exemplo.

(.../...)

REACÇÕES

Situação ridícula

"Um polícia numa esquadra é ridículo. Não acontece em mais nenhum país da Europa", disse Paulo Rodrigues, dirigente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), recordando que esta situação era previsível e lembrando os alertas feitos ao Ministério para a necessidade de aumentar o número de efectivos.

Falta de agentes

Para o Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP)a situação de Moscavide deve-se à falta de agentes e à impunidade de quem pratica estes actos.

Muito preocupante

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, considerou "muito preocupante" que as esquadras não sejam consideradas um local seguro: "É extraordinário que um grupo de pessoas violentas ache que a autoridade em Portugal é tão frágil ou que está menos bem organizada, de modo que podem ir para dentro de uma esquadra agredir uma pessoa."

Sofia Rêgo

Foi com algum espanto que, quer como profissionais de polícia, quer como cidadãos escutámos nos OC’s a notícia que aqui reproduzimos.

Sabemos que, todos os dias quando saímos de casa para empreender mais um dia de trabalho ao serviço do Estado e da população, estamos sujeitos a sermos nós as próprias vítimas, no entanto, encaramos isso com naturalidade, pois abraçámos uma profissão que só o facto de vestirmos a farda, já nos coloca em perigo.

Sabemos que, na via pública, no mar ou num qualquer transporte público, estamos sujeitos às contingências do serviço, algumas delas inesperadas, nomeadamente quando aqueles que protegemos se viram contra o protector.

Mas sermos tomados de assalto no nosso “forte”, é caso para pensar! Onde está a tão famigerada reestruturação policial?

2 comentários:

Anónimo disse...

Deixem-me solidarizar com os camaradas que na Polícia Marítima, por este país fora, lhes acontece semelhante coisa, não que sejam alvo de assaltos ao posto, mas que também eles se encontram de serviço sozinhos, sem qualquer apoio.
Não raras vezes, envergando a capa de super homens e saindo do posto lá vão eles ao seu destino, rezando para que nada de complicado lhes surja no local a que foram chamados.
Quantos tiveram que fazer retiradas estratégicas para não serem alvo de chacota?
Quantos é que, não estando sozinhos era melhor que estivessem?
Recordo histórias passadas com muitos do nossos digníssimos chefes, quando confrontados com as situações, diziam pelo rádio - você é que está no terreno, você é que sabe.
Se olharmos para o universo da Policia Marítima, encontraremos muitos dos postos encerrados à noite com os telefones encaminhados porque não existe pessoal suficiente para o guarnecer a partir de certa hora.
O Cte Geral, devia de visitar esses postos e importunar os seus comandantes por não dignificarem o serviço público, pois que ao serviço da PM já se sabe que nunca o fizeram.
Também nós precisamos de mais Homens e melhor Comando.

Lord of Aogardam

Anónimo disse...

A sorte protege os audazes... onde será que eu já ouvi isto????
É o lema dos Agentes da PM por este pais fora, na PSP ficar um agente de serviço sozinho é motivo de noticia, na PM será motivo de noticia quando os agentes deixarem de fazer serviços sozinhos... E esta em????
É pena estas coisas não chegarem ao poder politico!!!
É tudo filtrado pelos Senhores...

Megavles