terça-feira, 20 de maio de 2008

Qual é o futuro da Polícia Marítima?


20 Maio 2008 - 12h00

Melo Gomes

“Sem submarinos Marinha seria uma Guarda Costeira”

(…/…)

Qual é o futuro da Polícia Marítima? Dizem que são os enteados e querem sair da Marinha. Qual é a situação neste momento?

- Sabe uma coisa? Eu não sei se todos pensam assim. Pode ser só uma parte que tem essa ideia. Isto é uma sociedade democrática, as pessoas têm direito a expressar as suas opiniões,

dentro dos estatutos próprios, e por isso eu acho que isso é uma questão reivindicativa normal.

Mas o que acho é que a grande maioria dos polícias marítimos é gente muito dedicada, que

gosta de estar na Marinha, que cumpre as suas missões muito para além do horário de serviço. Acho é que a Polícia Marítima precisa de ser reforçada.

- O trabalho é imenso, não é?

- A pressão do crime na nossa costa tem aumentado. As coisas não se passam só nas cidades.

Passa-se também ao longo da nossa costa. A Polícia Marítima tem de ter os seus efectivos aumentados. E com melhores meios. Mas também lhe digo que a Polícia Marítima de hoje não tem nada a ver com a Polícia Marítima que tínhamos há cinco anos.

- Deu um grande salto?

- Tem coisas muito melhores, está muito melhor preparada, tem colaborações com polícias

internacionais similares, aprendeu muito, foi dotada com novos meios. É outra realidade.

(…/…)

In “Correio da Manhã”



A propósito desta notícia, cujo excerto aqui reproduzimos na parte que diz respeito à Polícia Marítima, apesar de existirem passagens com as quais concordamos.

E sem grandes considerações, afirmamos. Os actuais Órgãos Dirigentes, foram eleitos em sufrágio universal de associados, cujo número, representa 85% do efectivo da Polícia Marítima.

Ora sabendo-se que do seu Manifesto Eleitoral, constava, inequivocamente, a sua mais antiga aspiração e que se resume ao Comando Autónoma e Autonomia Administrativa da Polícia Marítima, fora da estrutura militar da Marinha de Guerra. Perguntamos: SEREMOS ASSIM TÃO POUCOS??????????


36 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com o CEMA em quase todos os aspectos. Quando se diz "pode ser só uma parte que tem essa ideia" de que os AGENTES PM são enteados da Marinha, não foge da verdade. Realmente se forem 70%,não deixam de ser uma parte! Também é verdade que os agentes são gente dedicada, e que cumpre as suas missões, até mesmo quando não são propriamente suas, mas que lhes são incumbidas por instruções superiores, e que não deixam de fazer. Efectivamente o trabalho é imenso. Atrevo-me mesmo a dizer que talvez na estrutura da Marinha, DGAM, Autoridade Marítima, não tenham ideia do trabalho que compete à PM e que muitas das vezes não é feito, em deterimento de outros serviços que são remunerados, porque esses sim, são importantes... Citando algumas personalidades infelizes desta humilde casa, "Isto é que nos dá mais algum ao fim do mês"!!! Mesmo estando melhor equipados, melhor formados, a PM nunca será na realidade uma Polícia, nem reconhecida como tal, enquanto não sair da alçada da estrutura Militar. E para comprovar isso, vejamos onde está a investigação criminal? Quantos processos crime, não contando com Poluição ou desobediência, são anualmente iniciados pela PM? Quantas detenções são feitas anualmente pelos nossos agentes? Chegamos a ponto de entrar num Tribunal de Instrução Criminal e alguem perguntar quem somos e ao que viemos. Na PM vive-se demasiado para os simples ilícios de ordem social e serviços gratificados, como visitas de navios, entre outros. salvo raras excepções, mesmo quando se intercepta uma embarcação com estupefaciente, não se pode dizer que tenha sido fruto de um longo trabalho de investigação criminal, mas sim um atributo da bola do Cristiano Ronaldo acompanhado de uma conta no BES e uma bola autografada.
Tenho dito...

Anónimo disse...

Após verificar a presença de mais esta notícia, no matutino predilecto da Marinha de Guerra Portuguesa o jornal “ Correio da Manhã”, fui levado a pesquisar a notícia integral, uma vez que não tinha ainda, tido oportunidade de o fazer, e para meu espanto verifiquei que existe um outro parágrafo na peça, que achei deveras importante, relacionado com o Socorro a Náufragos.
De facto o Sr. Almirante Melo Gomes tem razão, somos mais eficazes que os americanos, mas isto, não é porque a Marinha, através do ISN esteja atenta aos fenómenos, mas sim porque a Polícia Marítima, apesar de todas as limitações que conhecemos, mantêm, regra geral, pessoal em grau de prontidão para acorrer em auxílio de quem precisa, muitas vezes com sacrifício das suas horas de descanso e pondo em risco a sua vida, por isso, os 95% de casos de sucesso a que a peça refere, só se pode assimilar que pertencem ao pessoal da PM mais de 85%, já que, como se sabe e não porque esteja a dar uma novidade, o pessoal do ISN, a partir das 17.00 horas termina o seu dia de trabalho. A PM garante um serviço de piquete, 24 horas.
Por outro lado, diz também este digníssimo oficial, que somente um pequeno grupo de agentes se manifesta pela saída da PM da Marinha. Também acredito que assim seja, não porque assim pensem, mas porque receiem ser perseguidos e vítimas da sua opinião.
Actualmente a Polícia Marítima terá cerca de 480 profissionais, para desempenhar as missões que diariamente lhe estão acometidas e garantir outros serviços.No entanto, precisaria de 4 vezes mais.
Mas também é verdade, que quando isso acontecer, serão empregues, privilegiadamente, em serviços remunerados que engrossem as carteiras de uns quantos que de dignidade, só conhecem a idade.
Veja-se disso o exemplo do que ocorre actualmente em Lisboa. Os agentes estagiários, que já deveriam ter concluído o Curso de Formação e tomado posse, continuam aguardando formal acto, mantendo-se em Estágio para que engrossando as fileiras do contingente local, possam gratuitamente, executar serviços remunerados do qual não vêem “XETA”.
Parece-me também que o Sr. Almirante, enquanto CEMA, apenas representa a ARMADA, pois que como AMN - Autoridade Marítima Nacional, falando nesta qualidade, terá que se referir aos restantes órgãos de autoridade que a integram, sob pena de não estar a ser isento.
Lord of Aogardam

Anónimo disse...

Esta notícia espelha bem a importancia da Polícia Marítima, perante o contexto nacional. Até o Sr. Melo Gomes se refere a ela.
Mas este senhor também faz parte da linha de Comando da P.M. ??

Anónimo disse...

As palavras do Sr. CEMA, valem o que valem... nada relativamente à PM!
Este Sr. diz o que não sabe e pensa mas não o diz!
Quem é o CEMA para falar ou mesmo opinar sobre a PM????
O dia da Marinha este ano realizou-se na ilha da Madeira, Funchal, e segundo camaradas locais apenas foram utilizados para salvaguardar perimetros de segurança na água e no DPM para os senhores do mar mostrarem que fazem tudo e mais alguma coisa e que a PM é simplesmente uma maquina de fazer dinheiro!
Ou seja, nos estabelecimentos de Marinha existem os Guardas Portões e nas Capitanias existe a PM para estar ás ordens dos SENHORES...
Gosto quando diz que cada um tem a liberdade de pensar...
Deus nosso Senhor que perdoe as palavras proferidas pelo Sr. CEMA que não sabe o que diz... amen!

Megavles

Anónimo disse...

"Isto é uma sociedade democrática, as pessoas têm direito a expressar as suas opiniões,"
Palavras proferidas pelo CEMA!!!!
Só que a democracia ainda não chegou à PM!

Anónimo disse...

descobri este blog por caso na net. è espantoso como existem privilegiados dos quadros especiais do Estado com tanta alucinação colectiva. A PM é parte da Marinha, o Excelentíssimo Almirante Fernando de Melo Gomes, distintissima pessoa, é o AMN. Como é possivel estar na PM e desconhecer a sua estrutura hierárquica e funcional? so pensam nos emolumentos? aprendam 1º a respeitar a secular instituição em que se encontram integrados. Os 300 400 ou sei lá quantos elementos da PM podem querer muita coisa, ate serem equiparados a inspectores da PJ, outra coisa muito diferente será a decisão politica alicerçada no EMA, no MDN e nos quadros da Armada. Sonhem, mandem bocas, mas jamais conseguirao tal desiderato, ou pensam que anda tudo a dormir? A PM sem os militares que a constituem ( ...constituida por militares e militarizados da marinha) nem tem massa critica, ou pensam que o espirito serviço retem folga , baldar o maximo é o melhor vai longe? no way......

Anónimo disse...

sr fox espanta-me a sua ignorancia,m ou quiçá talvez nao me espante absolutamente nada.....

O DGAM/CGPM é um Vice-almirante
o Almirante CEMA/AMN é um almirante . Ainda tem duvidas?
as instrucoes operacionais da Armada (EMA) aplicam-se a toda a MARINHA incluindo claro a PM. se tiver o cuidado de procurar instruir-se verá que o EMA Estado-Maior da Armada fez doutrina para armamento nao letal (ou menos letal). Tambem pode -se falar de caes de guerra ou de ordem publica, é uma questao de sofisma.... se ler textos do USA perceberá quao tenue é a diferenca entre policia e militar desde 0 9/11... alias se conhecer historia veja quando apareceu o primeiro militar e quando apareceu o primeiro policia.... veja a doutrina e aprenda , abrir a pestana nao paga imposto. aprender a dizer nao sei ajuda muito....experimente a dizer 10 x nao sei à frente da camaradas... custa nãoé? pois é..

Anónimo disse...

Tás mesmo desesperado
hahahahaha
Queres ver que o Alm. Melo Gomes também manda na PSP-GNR-e outros no âmbito das competências como AMN, vai lá vai, "ATÉ A BARRACA ABANA".
Os desejos do pessoal para sair da marinha podem não passar de sonhos, é um facto, mas como dizia o poeta, "É O SONHO QUE COMANDA A VIDA".
E enquanto isso não nos calaremos, continuaremos a gritar que queremos sair da marinha.
Nem que seja nos bastidores, cobardemente é verdade, pois que temos medo das represálias que os ctes nos dirigem, nem que seja neste espaço.
Nem que sejam aqueles que como eu estão desligados do serviço, mas que se orgulham de durante uma vida ter servido esta polícia.
Vens para aqui exibir-te com os meios que a PM tem e que são graças à marinha. MENTIRA
São graças aos pareceres dos profissionais da PM que assim aconselharam e ao dinheiro das coimas que pertencem aos milhares de euros que mensalmente entram nos cofres da DGAM provenientes dos autos levantados.
Mas mais te digo e o material informático, enquanto o pessoal anda com computadores que mais parecem da guerra dos afonsinhos, nos gabinetes do ministério é só topos de gama, ecrãs de lsd ou plasma ou lá como isso se chama. Eu é que fico plasmado com tanta história.
Mas voltando ao princípio. Porque estás tão desesperado? Já consegues ver a luz ao fundo túnel, aquela que indica a LIBERDADE para a polícia marítima.
Ou isso ou andas com comichão, por isso te digo, vai-te catar.
"O LASCAS"

Anónimo disse...

A MARINHA , ou se preferirem a MARINHA DE GUERRA (menos usado pq fra de moda) tem duas componentes.... COSF (componente operacional do sistema de forças e AMN (essa já deves conhecer, apesar de seres ou incompetente e/ou burro)
o COSF tem um VALM (Comandante Naval) , a DGAM um VALM ,CGPM, por acaso até à pouco ambos do colegio militar... o medeiros alves saiu e o CN sai daqui a pouco para desespero do sindicato.....que ja teve PR, ministros e alm claro...
não vale a pena mandar calar, nao me calo, estamos num pais livre, tenho direito de associação, de livre expressão de ideias, etc. ate estudei a constituiçao... nao preciso nem tenho vergonha de dizer que fui e sou da marinha, nunca recebi peixe nem envelopes, sempre paguei irs eh eheh temos excelentes psiquiatras, se nao gostares de lá voltar podes sempre ver o benfica na tv,

Anónimo disse...

esqueci-me de dizer uma coisa......

para quem tanto fala do imperio, da falta de democracia.... dizer...quem é o alm cema para opinar sobre a PM só me dá vontade de rir e rebolar no chão.....
entao quem determnina a cheta e os quadros especiais,a doutrina, quem é a AMN, nao pode opinar?
~pois bem, todos nos podemos opinar o alm CEMA decide .
mandem bocas foleiras, recalcamentos freudianos e complexos varios todos safos.... o cao ladra e a caravana passa. Viva a PM e viva a MARINHA

Anónimo disse...

Caro Deseperado
Agora ofendeste-me
Ir ver o Benfica na Televisão? Fon-ix, eu até sou do Barcelos e apesar de lá termos galo, não cantamos de poleiro como tu...

"O LASCAS"

Anónimo disse...

Há.....Há...
Também já me esquecia.
Portugal também já teve um vasto Império, mas já não tem, temos pena, o Ultramar Português foi-se.
No entanto a Marinha quer manter o seu Ultramar, a POLICIA MARÍTIMA.
PR= Presidente da República = Américo Tomás = Fascista;
Ministros = Pinheiro de Azevedo = Morreu cedo para ter uma opinião sobre ele;
Almirantes = D. Fuas Roupinho + Gago Coutinho = são os que me lembro e que fizeram história na história de Portugal.
Também me está a chegar à memória (isto do alzheimer não ajuda nada), a Marinha no dia 25 de Abril, teve uma Corveta no rio Tejo com as peças apontados ao Agrupamento de Cavalaria do Salgueiro Maia que tomara o Terreiro do Paço.

"O LASCAS"

Anónimo disse...

ser cabo-de-mar é ser-s ebue de velho.... porra! Toda a gente sabe que nao era uma corveta, era um afragata no 25A, qu estava integrada na força da nato, e que o cte era o pai do gajo do BE , o Louça.... no filme é que aparecia uma corveta, qu epor ter um F no costado engana os incompetentes, ou ignorantes. quem trabalhasse minimamente num porto de portugal continental ou nas ilhas ao fim de pouco tempo deveria saber a diferença , nao fosse um montanheiro...... e nao me parece que a marinha que nao vale nada de acordo com tao inteligente racicinio, mereça meios (submarinos) que equivalem a 1/3 do investimento do TGV em portugal, como conseguem tal investimento? quem consegue esse €€€ nao esta preocupado com um quadro de 500 marmelos como nos... isso tem algumas subclasses de praças de MArinha só no posto de cabo, basta ver os quadros especiais... muito mais na ordem de trabalhos é a viabilidade ou nao do Arsenal, e outras coisas...AMN nao representa nada para a marinha, submarinos, helicopteros, fuzileiros etc é que sao aparentemente prioridades, basta ler os artigos

Anónimo disse...

como o sonho comanda a vida acrescenta ao sonho do fim do feudalismo, do império do mal, a devolução de Olivença, sempre será mais cómico... e teras mais meia dúzia de adeptos, desde 1808 andam a exigir isso, sempre podes esperar mais 200 anos com eles....

Anónimo disse...

Informo que a Comissão Olivença pra Portugal Já! decidiu apoiar a independência e autodeterminação da PM... Com este apoio de peso eeste ovimento ganhador, que conta com o apoio de Quique Flores, a vitoria é certa.
Abaixo o fascismo, abaixo o imperialismo dos senhores das marés....
exigimos também marés mediterrânicas, porque não sabemos dar nós marinheiros... abaixo o lais-de-guia e volta de fiel.... Viva o nó de azelha
anti-marujo-militante

Anónimo disse...

Muito bem!!!
Apoiado

Antimarujada II

Anónimo disse...

A Associação dos oficiais de justiça (AOJ) apoia a autodeterminação da PM contra os fascistas imperialistas da MARINHA, esses senhores das marés...
A AOJ também quer a independência do império dos MP....

vale mais um OJ que um MP.... andamos a vida toda a trabalhar para o MP, queremos a independência Já!
nao concordamos na necessidade de ter chefes licenciados, apoiamos os policias da MARINHA...

Hoje um MP andava a vender bilhetes da MADONA e a ASAE prendeu-o.

Amanha vamos prender um senhor das mares a vender a borda-de-agua por 10 €, porque ganha poucos emolumentos...

Independência para Olivença, Oficiais de Justiça e Policias da MARINHA já....

PS
se não sabem dar nós, utilizem fita cola para amarrar os barcos, ou dêem o laço dos sapatos, não precisamos de marujos...

dactilografo

Anónimo disse...

ainda não consegui perceber onde estão so policias da marinha, será que as forças armadas precisam de policias? não lhes chegam as policias militares? ou as policias de unidade? qulquer dia também querem uma asae ou um sef... não está totalmente malvisto, uma pj da marinha uma policia da marinha, o comar vai ficar contente com a ideia...

mete agoa

Anónimo disse...

mete agoa, eu vou-te explicar....

O Almirante CEMA/AMN quer uma sala de situação una e indivisível, não quer andar aos saltinhos a ser briefado pela COSF (militar) e DGAM/CGPM (não militar, policial, militarizado e e fomento marítimo, escolhe o que mais gostares..)
Numa sala de operações em OEIRAS estão as varias dimensões e valências desta grande casa MARINHA DE GUERRA.

Darth Vader
Os RMP da marinha e a INTEL fazem a imagem aérea, superfície e sub-superfície, o CGPM fala da operação meixão e lingueirão... das comunicações do piquete por telemóvel, do jipe sem ar condicionado, dos pica-bois, etc etc..

ma nao te preocupes, quem lá está continua a receber emolumenta de CPLX ...

Anónimo disse...

o futuro da PM é igual ao presente e ao passado

Anónimo disse...

O futuro da PM é auspicioso integrada na mui nobre e real MARINHA DE GUERRA,

Viva a Policia Marítima
Viva a MARINHA,

Viva os mui nobres e reais oficiais da real classe de Marinha que desempenham com afinco e abnegação as distintas funções de CLPM e no CGPM.

A PATRIA HONRAE QUE A PATRIA VOS CONTEMPLA

Darth Vader

o imperio contra-ataca os rebeldes

Anónimo disse...

És limitado meu...e aproveitas a hora de almoço, que é quando podes ir ao gabinete do Sr comandante para enviar textos. Gastas as verbas do estado em internet quando devias estar a trabalhar, e pior ainda deixas isto aqui tudo vomitado.

Anónimo disse...

já sabia que havia por aqui quem vomitava.... os verdadeiros homens do mar, com escamas, nao vomitam, só os pica-chouriços e os funcionarios publicos de alpaca....
vai-te preparando para vomitares o resto da vida, pq o K é nosso, sempre será!
vais vomitar sempre, com ou sem vomidrine, em terra e no mar, pq a PM está muito bem entregue!
dá-me muito gozo saber desse odio seródio à instituição, será um prazer continuar a servir a MARINHA e a PM, mesmo que contra alguns, mesmo que fossem todos menos um.

Anónimo disse...

Os mentirosos compulsivos, tanta aldrabice dizem que com o tempo começam a acreditar que é verdade. Ou és compulsivo, ou estás fora de prazo. Cuidado com o tal medicamento, estás dependente.

Anónimo disse...

os caes ladram a caravana passa...
muita conversa pouco sumo!
insultos, odios, vomitanço para aqui e para ali, anti-militarismo serodio, etc etc....
os senhores das mares, os abutres, o imperio, faltou alguma coisa?
nao?
ok, entao falta apenas uma coisa, o mais importante...

VIVA A MARINHA

saudações do vosso sempre,
Maçarico

Anónimo disse...

mensagens seguidas... no mesmo horário, dás a volta por aqui enviando mensagens por tudo e por nada, num desespero...O que é que o teu dono te prometeu para vires aqui todos os dias... falar de nada. Tens de curtir as mágoas noutro local. Por acaso já reparaste que és o único.

Anónimo disse...

Boa!!! Diz sempre a mesma coisa porque é o reflexo dos limitados.

Anónimo disse...

Liberdade para a PM já!
autodeterminação para a PM,
XANANA a presidente porque é do benfica e já está habituado a vitorias morais e a massacres


ass.
Liga dos (derrotados) de Olivença
200 anos de vitorias morais no curriculum

Anónimo disse...

Na hora da despedida queria apenas agradecer terem postado a foto do nosso policia nº1, Almirante AMN, sexa Fernando Melo Gomes.
(venias) master

despedidas e bons ventos para os camaradas da PM. Será sempre um prazer convidar-vos para uma cervejinha a bordo dos NRP da nossa/vossa ARMADA.


respeitosamente,
Darth Vader
Knight dark side of the force/Imperium

Anónimo disse...

Olha-me este anjinho"Darth Vader-terem postado a foto do nosso policia nº1, Almirante AMN, sexa Fernando Melo Gomes." Não me digas q esse senhor tambem tem carteira com estrela de Policia? Certeza que não nunca a ví ao peito.-Almirante AMN, tambem é um cargo que não existe, ou será que existe! e eu ainda não lí regulamentação para tal, se há gostava de ler! Disses-te uma coisa acertada "Armada" que passaram a autointitular de Marinha. Beber umas cervejas só fica bem aos Alcólatras que navegam lá dentro, com conivencia dos seus Cmd.

Anónimo disse...

se precisarem de mais estrelas basta ir ...ao chinês da esquina ou se preferirem factura na loja da milícia no casão ....militar!

estrelas e nao só, há de tudo à venda...

Anónimo disse...

"cascão" militar, continua a tentar.

Anónimo disse...

è impressionante como pessoal há n! anos na casa, e que devia conhecer a legislação para exercer minimamente as suas funções publicas, desconheça o que é AMN, e que é o senhor AMN, definido estatutariamente como o alm CEMA. Discorde-se, argumente-se, questione-se, agora ignorância é triste e nada abonatório para esta classe de militarizados de MARINHA.
Mas o que é que andam cá a fazer? ler o jornal?

Anónimo disse...

é ignorância mesmo, não te chateies...
se perguntares quanto pinga em Lisboa, cascais ou Sines, isso já sabem de cor..

Anónimo disse...

c. Punições:
Despacho (extracto) n.º 342/2008, de 30SET:
Por despacho de 02 de Setembro 2008, do Director de Transportes,
foi punido, o 34000296 Electricista de 2ª classe do Quadro de Pessoal
Militarizado da Marinha, ANTÓNIO PEDRO BRANCO BARATA COTRIM, com a pena
de 15 dias de multa prevista no artigo 25.º do Regulamento Disciplinar
da Polícia Marítima (RDPM), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 97/99 de
24MAR, por ter infringido o disposto na alínea j) do n.º 2 do artigo
48.º daquele regulamento. O RDPM é aplicável, por força do Despacho do
Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, n.º 24/05, de 08ABR, aos
militarizados do Quadro do Pessoal Militarizado da Marinha.
- Está aqui o futuro q este senhor quer para a Polícia Maritima, tudo na mesma panela( Anjinhos dos Lazões q papam estas aberrações, e não recorrem a quem de direito).

Anónimo disse...

mas esta punição está correcta!
aos militarizados aplica-se o RDPM....
recorrer porque?
querias que se aplica-se o RDM?
ou então que se aplica-se que regulamento? da PSP? da GNR?
a aplicacao do RDM foi considerado inconstitucional na mesma data para a PM e para o QPMM... c.q.d.