quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Proximidade aumenta segurança


08 Outubro 2008 - 00h30
Estudo da PSP
Proximidade aumenta segurança
Os portugueses sentem-se mais seguros com um policiamento de proximidade, conclui um conjunto de estudos apresentados ontem no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.

Os dados apresentados referem que dos inquiridos que se sentem inseguros, 76% afirma que é um sentimento que resulta de "rumores" na Comunicação Social. Já 54% nota uma maior presença de agentes na rua e 96% está disposto a ajudar a PSP.

"Uma polícia que não se aproxime dos cidadãos anda a reboque dos acontecimentos", afirmou Luís Elias, da Direcção Nacional da PSP, criticando os "muitos preconceitos que existem em relação a este tipo de unidades", dentro da hierarquia da polícia.

Desde 2006 que há 940 agentes a fazer este tipo de policiamento a nível nacional.
(in Correio da Manhã 08OUT2008)

A Polícia Marítima, foi a ignidora deste tipo de policiamento, o qual, verdade seja dita, herdámos dos nossos cabos-de-mar.
No entanto, esta valência da Polícia Marítima, vem-se perdendo de há uns anos a esta parte, não por culpa dos profissionais, mas porque a Administração Militar teima em adoptar procedimentos nos movimentos que levam ao desenraizamento dos profissionais com as populações que servem, mais grave ainda, levam que se percam os conhecimentos que esses homens e mulheres detêm sobre uma dada área de jurisdição, quer a nível geográfico, quer a nível social.
Estes actos administrativos, escudádos das mais diversas razões, não tem paralelismos em nenhuma outra Força ou Serviço de Segurança, nem tão pouco na própria Marinha de Guerra.
Esperamos que a razão alcance este novo Comandante-Geral e que, humanizando a Polícia Marítima, devolva aos profissionais da PM aquele brilho nos olhos que os conduz a mais um dia de serviço.

32 comentários:

Paulo Marques disse...

Nem sempre a culpa é dos que servem a Marinha de Guerra.
Quando temos oportunidade de "Comandar, Orientar, Executar", fazemos, na maioria dos casos, asneira... e estamos à espera de quê?
Quantos agentes comunicam com a comunidade ? É sempre a andar de carro, de lancha, As estradas com alcatrão ficam longe do areal, e a lancha não atravca na maioria dos cais, quase todos, logo estivemos no sito "XPTO", não dissemos é que foi de passagem.
Entramos ás 09:00 horas ás 12:30 vamos almoçar. Com uma area de jurisdição de 60 quilometros só podemos fiscalizar 30, para depois fazer outros 30 de regresso e chegar a horas do almoço, se temos um serviço, logo na hora de aloço, !!?xxx??
Na minha opinião o bom é estar sossegado a ver emails, navegar na inernet, e quando aparece serviço, dizer, "Isso não é conosco", "vai lá a GNR ou PSP".
Esta é uma realidade sentida e vivida, para mudar temos de ser POLÍCIAS, e não fazer parecer que somos.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Saudações
Concordo plenamente contigo.
No entanto reforço: A Polícia Marítima é, como um "Poço de Desejos".
Mas no sentido inverso.
Isso conduz-nos a adoptar atitudes e procedimentos que não abonam a nosso favor e aí, o facto de termos um Comando por inerência, coloca-nos desde logo e naturalmente em desvantagem, já que, os nossos comandantes, são oficiais da MGP, muitos deles, em final de carreira, em busca de "engordarem" as suas magras reformas.
Existem bons Oficiais e bons polícias, de certeza se os unirmos sobre a mesma bandeira, teremos garantidamente uma excelente Polícia Marítima e subsidiariamente um óptimo serviço de segurança.
Os lucros esses, para quem os merece. O Cidadão.
Lord of Aogardam

Anónimo disse...

Já dizia um meu ex. comandante; "dividir para reinar... Para eu poder mandar, o pessoal não pode estar unido."
E dizia mais; "a malta da PM não deverá estar muito tempo no mesmo Comando, além de ganhar vícios fica a saber e a conhecer melhor a realidade local, pondo em causa o saber dos seus superiores hierárquicos, graduados da PM e Comandantes de Marinha, que por norma fazem comissões de 3 anos."
Quando chega a altura dos Senhores tomarem o lugar no trono, Capitães dos Portos, só eles é que sabem... todos os profissionais que se encontram nas Capitanias/Comandos Locais da PM, não passam de inúteis que só permanecem nos Comandos por interesses particulares e nunca profissionais, esta é a realidade! A razão? é obvia! é sermos chefiados por militares que desconhecem a realidade policial, é esse o grande problema na PM.
Mas tambem já tive Comandantes com uma grande capacidade de integração na vida policial, a esses tiro o chapéu e um bem haja para eles, que colocaram de parte a sua ideologia militar e colocaram o crachá ao peito e tentaram compreender a realidade policial.
Como tudo na vida... existem os bons e os maus, profissionais.

Megavles

Anónimo disse...

Os CLPM´s espaçados por toda a nossa costa e ilhas têm de ser guarnecidos. É facil arranjar elementos para Setubal, Lx, Sines ou Leixoes, porque será? E Caminha e Flores. p.e? Na minha opiniao, todo o elemneto da PM tem de fazer no mínimo uma comissao nas Ilhas (como por ex na PSP) e depois ao longo da sua carreira "lutar " por colocacoes que lhe agradem , pela proximidade da sua economia familiar ou outros motivos (p.e. ganhar mais, gostar mais do trabalho, fazer o que gosta, enfim....quem um sabe o porque, nao tem de dar satisfacoes do porque...) Nao sendo adequado, de modo nenhum, ficar toda a carreira no mesmo comando ( por motivos decrescimento organizacional, vicios tambem (nao há que esconder) etc etc. E nao me venham com a historia da proximidade... barrigas de 1,30 cm nao devem ter crescido a dar proximidade que nao de alguns pratos regionais bem regados.... se todos ficarem no mesmo comando toda a vida, como pode existir vagas e mobilidade? qual o problema de se fazer uma comissao de 4 anos nos comandos limitrofes ou ir a lisboa 4 anos ganhar outro tipo de experiencia? criticar é muito facil.... se se passar toda a vida no mesmo sitio, a fazer o mesmo, entao nao se deve ser promovido. Promocao é um premio para quem ganha novas competencias, experiencia, conhecimento; ou queriam passar de agente estagiario a inspector sem sair de casa (leia-se o mesmo CLPM)

Anónimo disse...

é duro de ouvir, mas é verdade
Maçarico

Anónimo disse...

- Todas as grandes Polícias a nivel nacional, como mundial, vivem das informações fornecidadas pelo cidadão(informadores). Estes não as prestam a um qualquer agente de autoridade, só adquirindo uma certa proximidade, amizade e relação de confiança, o que leva alguns anos a conquistar, muitas vezes nesses "almoços/jantares pratos regionais bem regados", que depois produzem resultados bem visiveis nos vários tipos de operações quer a nivel Criminal como contra-ordenacional. Estas gentes sabem melhor que ninguem o que se passa na nossa area de jurisdição,porque nasceram e vivem do mar passando a maior parte dos seus dias/noites dentro dos seus barcos e quando estas relações estão estabelecidas o carrosel dos movimentos inicia a destabilização profissional e familiar. Tenho duas questões:- E aqueles Capitães dos Portos (excluem-se poucos)que em três anos estão a usar e abusar do poder que lhes é concedido, não vêem já com os vicios criados?- Esta para o nosso camarada anónimo:- Porque razão todo o elemento da PM tem de fazer no mínimo uma comissao nas Ilhas,não seria justo tambem vice-versa eles virem ao continente?

Anónimo disse...

Mas será que alguem sabe o que é investigação criminal??
Já alguem a praticou, efectuou o respectivo processo, e defendeu o seu resultado em tribunal?
Alguem trabalhou em equipa e confiou (vida) nos seus colegas e eles em si? Alguem sabe o que é ter a familia em risco? Alguem sabe, que quando sai, nunca sabe quando chega ou se chega?
Conto pelos dedos de uma mão que já fez isso na Polícia Marítima.
Quem efectuou esse tipo de serviço sabe bem o que é ser movimentado para as ilhas, para Lisboa, Leixões, Setubal, Sines, Funchal, etc.
Ainda estamos muito "verdes", mas com o tempo tambem lá vamos chegar..

cumprimentos

Anónimo disse...

A maçaricada está cheia de força!!!
Deve ter sido influencias do subchefe Fernandez... lol
Tão tenrrinho o meu menino...
Assim é que eu gosto, novos Agentes cheio de força... mas não a percam ao fim de uns meses, como tenho, infelizmente, assistido!
Muita uva mas pouca parra!!!!
Ladram muito... mas morder? mordam os outros que são mais antigos!
Já dizia o saudoso Inspector Hipolito, "polixias??? xe quixexem xer polixias tinham ido para a PXP ou a XNR!!!" à pois é... doi não doi??? custa ouvir as verdades?
Ou será que vieram para a PM para horar a patria??? lol
Aereos, mel... à pois é! tão bom... e fazem falta!
Tambem já fui assim...
Acorda maçarico!!!
Bem vindo ao mundo real!

Megavles

Anónimo disse...

Caro, Megavles, concordo com muitas das suas afirmações no blogue, embora reconheça que estou por fora da PM, mas já agora tire as duvidas aos maçaricos e diga lá se a PM é OCP apenas no papel e são cambada de inúteis como dizem "alguns" colegas da PSP E GNR que bem conheço. O meu comentário não visa ofender ninguém apenas colocar a minha questão para não vivermos ilusões.....Um bem haja a todos os PMs.

Anónimo disse...

Caro anónimo, se "alguns"colegas da PSP E GNR que bem conheces dizem que somos cambada de inúteis(O que eu acho que são muito poucos os que pensam isso, ou são os novos super-policias" Tenrinhos").Esses deveriam informar-se junto de outros colegas com alguns anos de serviço da mesma casa, que não somos só nós P.M. a pedir colaboração deles, muitas vezes eles não precisam de a pedir, nós agimos por dever e impulso,quando presenciamos P.S.P e G.N.R, sozinhos em situações de aperto( que não são poucas), esses sim sentem-se como nós nos sentimos quando passamos por elas ou nos mandam sozinhos para um qualquer serviço, e nem por isso andamos por ai a substimar o valor deles. A PM é OPC não apenas no papel, agora o rumo que muitos querem para o futuro desta instituição, acho que passa mesmo por transmitir isso para o exterior,trabalhando só para Aéreos/mel... Por isso cabe-nos a nós como profissionais zelosos ter coragem e mostrar a especificidade da nossa Policia.
- Já os antigos diziam "Pela dignidade"

Anónimo disse...

Boas,

"PM é OCP apenas no papel e são cambada de inúteis como dizem "alguns" colegas da PSP E GNR que bem conheço"

Só é inutil neste país quem vem para esta profissão, para ganhar dinheiro.
Como todos devem saber quem é "POLÍCIA", nunca fica rico com o seu vencimento, a não ser que tenha umas falcatruas pelo meio.
Assim quem achar que ganha poucos Euros, vá estudar e vá para uma nova profissão, de uma vez por todas.
Quanto aos colegas da PSP ou GNR, sejam praças ou Oficiais, bem eles queriam era ter as mesmas regalias da PM (emolumentos), mas enfim é só para alguns. Ninguem quer ter o nosso trabalho, querem é ter o vencimento,da PM, seja quem for, PSP, GNR, PJ SEF, ASAE, etc...(isto é nos sitios certos)
A PM por sua vez, só tem uma intenção "SER POLICIA", que já é, de acordo com a Lei, OPC, de acordo com a Lei, mas estamos sem funções atribuidas legalmente (falta a lei Organica)

Quem diz que ser OPC é apenas no papel, está completamente enganado, tem de saber ler diplomas, e saber um pouco mais de direito, porque falar é facil, pedir louvores, também, dizer que o colega fez mal, tambem, e que devia ser feito assim, e assado, tambem, no terreno e na prática só sabem três coisas, a hora de entrada, a hora de saída e o dia que estão de serviço, isto os que fazem.....

Cumprimentos

Paulo Marques disse...

Isto de ser "ANÓNIMO" devia de acabar, será que ninguem se identifica??

Ou não estamos num "lugar livre" e podemos mostrar quem somos,.
Eu não consigo estar por detrás de uma mascara, e criticar todos os colegas, o sistema, as instituições, sei lá mais o quê....
Se é para não serem "apanhados" são na mesma, se não é pelo vosso nome é pelo vosso IP...
Sabem o que issso é?

"GATO ESCONDIDO COM O RABO DE FORA"

Anónimo disse...

Ir a Lisboa ganhar experiência?? De quê??......
Aprender a fazer cais do sodré!
Gratificados em paquetes!
Já lá vai o tempo em que Lisboa tinha orgânica de trabalho, gostassem ou não dos velhinhos que lá estavam, gostassem dos ninjas ou não e qui ça do nosso inspectorate Hipolito ao qual muitos agradecem o estar nesta casa.
Quanto ao ser OPC, todos nos o podemos e devemos ser independentemente de nos encontrarmos em Caminha nas Flores ou em Lisboa, baste que tenhamos vontade de trabalhar e tanto quanto eu sei da policia maritima para a GNR ou PSP nunca foi ninguem o contrario ja aconteceu (afinal quem são os bons)...
Já agora alguem me pode explicar o porque de todos o agentes terem de fazer uma comissão nos açores?
Terá a ver com a qualidade de serviço que se presta nas ilhas ou será que é um fardo/castigo ser colocado nas ilhas? Só para esclarecer encontro-me voluntario numa das ilhas com muito orgulho e prazer apesar de ser continental. E realmente todos os colegas deveriam passar por cá mas apenas porque mecerem ter qualidade de vida após anos de "tortura" no Continente.
Abraços e até sempre
Gigante

Anónimo disse...

Caro Chicão, era exactamente aí que eu queria chegar, o que passa para o exterior muitas vezes é essa imagem de uma Polícia Marítima sem grande capacidade de intervenção e desvalorizada por muitos incluindo outras forças políciais, é claro que são só alguns psp e gnr que conheço que falam assim da PM provavelmente será de alguma inveja até, mas seguramente passa por dar maior e melhor formação aos novos agentes PM para que a mesma seja dignificada e reconhecida.

Cumprimentos Lucas

Anónimo disse...

Caro "anónimo" destacado nos açores, ainda bem que o reconhece que estar nas ilhas não é assim tão mau como possa parecer, de facto o nivel de vida é superior, naturalmente para quem está longe da familia é complicado, mas isso já é uma outra questão que nunca entendi muito bem na PM os destacamentos, confesso que não concordo com o procedimento actual da PM, e acho que logo que possível os agentes deveriam ser colocados onde desejam, isso da experiência acho pouco relevante afinal são todos PMs.
Quanto á questão da proximidade aumenta segurança, acho que não é com 500 homens que o conseguem fazer dado o trabalho que existe no Domínio Público Marítimo, embora já tenha ouvido dizer que o Quadro vai aumentar para quando só "Deus" sabe....

Cumprimentos Lucas

Anónimo disse...

Infelizmente conheco alguns camaradas da GNR e colegas da PSP a fazer esses comentarios... por vezes, quiçá na maioria com toda a razão, claro que para alguns (minoria) injustos.
A PM não tem pessoal, nao pode ter BIC´s, e sem brigadas de investigacao criminal ou NIC´s se preferirem não há IC... desculpem mas é a verdade. Passamos anos atras de anos a enganar e a chatear os portugueses com autos, e declaracoes e depois é tudo arquivado... detençoes, bastonada a serio, droga apreendida com arguidos em flagrante aonde está isso? pois é... conta-se com os dedos de uma mão.... e façamos um racio numero de NUIPC / efectivos do OPC e verão do que falo... nao é uma critica, longe disso, é apenas uma constatação, sem querer melindrar ninguem.
sobre comissao nos acores,,,, acho que devia ser mandatorio, todo o agente fazer uma comissao desgarrado, fora da mamã e do papá, nao necesariamente estou a falar de Porto Santo ou das Flores, digo isolado, mostrar o que vale, crescer organizacionalmente. Ninguem falou em comissao de castigo ou degredo..

para quem falou em pagar almoços a informadores, ve-se que nao percebe mesmo nada disso... Os informadores nem podem ser vistos comnosco, nem podemos falar ao telefone com eles porque existem muito tipos de gente a escutar (inclusive outros OPC, que ao contrario da PM fazem escutas)e informadoresa serio é porqueestaodentro do metier, nao sao informadores do covo e do alcatruz, esquece a conversa decabo-de-mar, isto é crime a serio, nao é para amadores...

Maçarico
Maçarico

Unknown disse...

Mr Megavles,

respira.... o teu ódio à MGP é gritante... respira um pouco, bebe um copo de água.. que se passa?, só sabes cuspir na sopa. Deixa-te disso que te faz rugas...
quiçá queres ir para os pica-chouriços? quiçá gostas de ordem e disciplina? se gostas olha que não demonstras nem parece. Parece mais um discurso pacóvio e recalcado. O discurso deve ser elevado, pela positiva e por atitudes construtivas. Que ódio à ARMADA. tiveste que pagar uns pares de meias e cuecas quando levaste baixa na segunda? deve ser isso... mas esse dinheiro é da nação, só o devolveste.
E lá porque ficaste no choquinho e te baldaste à formatura papaste uns dias de "fel", que é que querias? pequeno-almoço na caminha? cresce cotinha. deixa os marujos na vida deles, aqui é a nossa. Por definição vêm cá fazer uma comissão especial uma pequena minoria, porque a PM ... é constituída por militares e agentes militarizados da MARINHA, nunca te esqueças disso... lol
vive e deixar viver cotinha

bí-bico

Anónimo disse...

Em resposta ao caro Jaime/bi-bico.
No comments! ;)
Mas finalmente alguem me fez rir!!!
LOL...
Megavles

Anónimo disse...

eu pensava que o dia a dia na PM é que era para rir.......

Anónimo disse...

Oficiais de Polícia é que era preciso, não oficiais de marinha a comandar Polícias...Assim remavamos TODOS para o mesmo lado e todos sabiamos o que é andar com uma estrela ao peito durante uma vida, e não apenas durante 4 anos!! Assim vestiamos todos a mesma farda, assim talvez a PM fosse realmente uma Polícia a sério, e não uma Polícia do faz de conta que só pensa em €, e onde só uns teem o BRIO Profissional e teem honra na farda que vestem. Equanto estivermos como estamos, não saimos da cepa torta...

Anónimo disse...

sempre a mesma conversa.....
a emolumenta .... e os oficiais da marinha....

é mesmo esse o problema! é por isso que o CGPM não tem um inspector ou um único chefe ( excepto o que lá está de quarentena)...
a culpa é dos senhores das marés...
idem para a Escola de Autoridade Marítima... nem um chefe ou um inspector.... e no COMAR em Oeiras, os graduados que estão lá.. estão a "mamar" (desculpem a aleivosia) do CLLisboa.... e em Sines sao apenas dois chefes em pré-aposentação a ganhar mais 2X 0,7 do vencimento.... isto é 0.7 mais 0.7 mais 1= 2,4 do ordenado.. linda moralidade!
sim, sim, o problema é a MARINHA e a falta do comando da PM

Anónimo disse...

RSRSRSRS
MEL... TÃO BOM!!!!
ÉS MESMO UM BOTA DA TROPA...

SHARK

Anónimo disse...

A PM ainda tem muito caminho a percorrer até ser uma OPC, o que parece que deixou de ser,pelo menos a revogação da lei a isso levou (parece-me).
Não estando preto no branco... não sei como fica não...
mas OPC ou não, somos a policia mais bem paga e mais bem equipada

Anónimo disse...

Sim claro. O Natal é a 25 de Dezembro, e o Pai Natal vem pela chaminé.
Tenham dó! Voces andam a dormir!

Anónimo disse...

excepção às Policias constituídas apenas por licenciados (ou em vias disso) SEF e PJ, a PM é a que tem melhores vencimentos liquidos ao fim do mes, por causa dos emolumentos....

façam o favor de comparar o nosso vencimento com a dos PSP ou GNR equiparados e depois falamos.....

simples factos, nada de retorica barata, ou contra-informação barata, contra factos não há argumentos..

cumps

Anónimo disse...

Fantástico....!
E tu o que é que andas cá a fazer?
Para já aqui não dão "canudos"

Anónimo disse...

EM RESPOSTA AO, TAL CARO, "ANONIMO".
MAIS UMA VEZ; ÉS MESMO UM BOTA DA TROPA!
SERÁ QUE ÉS DOS TAIS...EX. OFICIAL FZ?
UM RECALCADO DA MARINHA QUE JULGA QUE A PM É UMA CAMBADA DE ANALFABRUTUS E CURRUPTOS?
O TEU SONHO ERA SER OF. DA MARINHA, MAS COMO JÁ ACORDAS-TE TARDE E NÃO TIVESTE CAPACIDADES PARA TAL, VIESTE PARA A PM.
PORQUE DE POLICIA,NÃO TENS NADA!
CRESCE E APARECE, PARA NÃO DIZER; ENCHE-TE DE MOSCAS!

SHARK

Anónimo disse...

Subscrevo o que o camarada SHARK, respondeu ao "Anónimo"...

Anónimo disse...

Lol, estou contigo Shark!
A PM ainda não é um Centro de Novas Oportunidades.
Para os pseudo Dr.s, o melhor teria sido ficarem na Marinha, vida militar, ou então terem ido para a PJ ou SEF, já que como o anonimo diz, é só Dr.s... lol
O rapaz anda enganado ou alguem o anda a enganar... quem será?
Já sei porque entrou para a PM, ganha mais e diz que é polixia, mas da Marinha, e um dia ainda pode xer tratado por Xinhor 2.º Comandante...

Megavles

Anónimo disse...

complexados......
mas nao faz mal.....

isto está a ir ao caminho e muito mais depressa do que pensam, estarao fora-de-jogo....

bye-bye bebés....

Anónimo disse...

COMPLEXADO É QUEM TE FEZ A CABEÇA...!

Anónimo disse...

que baixo nivel...
para isto era melhor ficarem na taberna...