domingo, 24 de maio de 2009

Baleado em assalto foi deixado à porta do hospital



Baleado em assalto foi deixado à porta do hospital

Agente da Polícia Marítima e vizinhos tentaram travar grupo que roubava máquina de tabaco em café da Maia.
Um agente da Polícia Marítima alvejou um dos quatro assaltantes de um café, junto à sua casa, sábado de madrugada, em Moreira da Maia. A vítima, de 22 anos, foi atingida na cabeça quando seguia na bagageira do carro, mas está livre de perigo.
Tudo aconteceu por volta das 05.15 horas, na Travessa Manuel Baptista daquela freguesia do concelho da Maia, numa zona em que os assaltos têm sido frequentes (ver caixa). Desta vez, o alvo foi a confeitaria "Raio de Sol".
Ainda o sol não nascera, quando quatro assaltantes, deslocando-se num Opel Astra, furtado na cidade do Porto, deitaram abaixo a montra do estabelecimento. Queriam a máquina do tabaco e a máquina registadora e ainda conseguiram tirá-las de dentro da confeitaria para o passeio da rua.
"Ouvimos um estrondo enorme", afirmou Sara Castro, uma vizinha do café, que dormia com o marido. Sem nunca abrir a janela, Sara ainda ouviu os assaltantes ameaçarem: "Vai tiro, vai tiro..."
Se tivesse espreitado, Sara ficaria ainda mais assustada, porque, entretanto, com tanto estrondo, os assaltantes acabaram por acordar todos os vizinhos, muitos dos quais foram à janela. Alguns fizeram mais do que ver e começaram a ameaçar os assaltantes. Um chegou até a atirar um vaso para cima deles.
Mas foi a intervenção de um outro, agente da Polícia Marítima, que acabou por precipitar a fuga dos ladrões. Aos vários gritos de "Polícia, parem", o agente teve como resposta: "Vai tiro". Ao que o JN apurou, o polícia terá ainda efectuado vários disparos para o ar, mas quando se apercebeu de que os assaltantes iam fugir terá efectuado pelo menos um disparo na direcção do veículo. "Ouvimos quatro ou cinco tiros", afirma Sara Castro.
Com a pressa, alguns dos fugitivos apenas tiveram tempo para se empoleirarem na bagageira e arrancar com a porta aberta. Um deles, de 22 anos, residente, na vizinha freguesia de Pedrouço, foi atingido na cabeça. Testemunhas dizem que o carro parou uns metros à frente, possivelmente para fecharem a porta da bagageira.
Quinze minutos mais tarde, o 112 recebeu um pedido de assistência para a estação de táxis do Hospital de S. João, no Porto. Um jovem com um ferimento de bala na cabeça tinha sido abandonado na praça, ainda consciente. À hora do fecho desta edição, estava internado no serviço de Cuidados Intermédios e livre de perigo.
Fonte policial adiantou que o grupo já terá antecedentes por furto. Os restantes elementos encontram-se em fuga. O carro usado no assalto foi recuperado.

53 comentários:

Anónimo disse...

"Filho-da-escola",estamos contigo,és o nosso orgulho,este pais e realmente uma tristeza,ja agora deem um louvour ou uma medalha ao coitadinho do ladrão...pffff

Anónimo disse...

É o pais que temos, se calhar temos que passar a dizer que estamos a assaltar o ladrão, logo já não somos acusados de excesso legitima defesa.

Anónimo disse...

Enquanto o CPP não for alterado, e os juízes responsabilizados por colocarem cidadãos que cometem crimes e os que realmente defendem a justiça no mesmo cesto, vamos andar com receio de desempenhar as nossas funções. Força camarada, ainda tenho a esperança que isto mude um dia.

Anónimo disse...

Começo por deixar os meus parabéns ao agente da POLÍCIA MARÍTIMA, pelo seu acto exemplar.
Que este tipo de actos de bravura, coragem e profisionalismo sirvam de inspiração a todos polícias.
É motivo para reflectir que, ser Polícia, no verdadeiro sentido da palavra" não é para quem quer mas sim para quem pode!...e aqui estamos perante um POLÍCIA!!! bem hajas camarada!!!
JC

Anónimo disse...

Combate-se a escória da sociedade e acaba-se reprimido! Tenho vergonha de ser Portguês, mas orgulho-me de ser teu Camarada! Força! Agiste muito bem!

Anónimo disse...

Caro colega,

Parabens pelo teu acto, foste 5*****.

Pena foi o ráio da Glock, ter um desvio de 0,5 graus na mira.

Cumprimentos,

Sempre a apoiar os que trabalham....

Anónimo disse...

Bem sabemos que é dever geral de qualquer cidadão e de um polícia em particular, defender e proteger os bens comuns. Não basta reconhecermos o mérito da acção. Esperemos que a Justiça o reconheça também. FC

Anónimo disse...

Encara o dia como deves encarar ...
não te esqueças que os que possam vir a julgar mal, também erram, só espero que um dia quando tocar a esses "iluminados", tenham no minimo corragem que tu tiveste!
VIVA A POLÍCIA MARÍTIMA!!!!!!
"O ALGARVIO" - DESFARÇADO.

Anónimo disse...

Tenho que expressar aqui a minha opinião; fico preocupado quando li estes ultimos comentários, a darem força ao camarada, acho muito bem, e é de louvar, defendermos sempre os nossos. Mas temos que ser realistas, vivemos num estado de direito, como OPC´S temos os nossos direitos e deveres e existe legislação propria ao recurso à arma de fogo, por parte dos elementos das forças policiais. Por vezes os meios utilizados não justificam os fins, será que existiam vidas em perigo naquele momento para o agente efectuar os disparos?
Só o proprio camarada o saberá...
Mas uma coisa é certa, a "Marinha" não o vai defender!
Talvez a ASPPM, aquela que é constantemente criticada pelos novos agentes ou pseudo agentes, da geração "Fanan", o viva a marinha, viva a tropa... só que ainda não estamos em estado de sitio e não somos da tropa... mas sim OPC´S. E como profissionais que somos, Polícias, não podemos sofrer de ímpetos militares, em tempo de guerra.
Um bem haja a todos!
E ao camarada em causa, apenas lhe desejo a maior sorte do mundo!
Força camarada!

Megavles

Anónimo disse...

Sou da geração "Fanan" e no entanto não me identifico com os métodos por ele ou por outros, superiormente impostos, nem todos desta dita "geração" são farinha do mesmo saco, ou pró marinha, caso contrario nao acreditaria nos príncipios e objectivos defendidos pela ASPPM, nem teria estado presente na comemoração do seu 18º aniversário; o meu verdadeiro curso de policia começou no dia em que fui colocado e não nos 16 meses de tormenta que sofri no ETNA, tropa só tive uma...FUZILEIROS, lá se aprende o verdadeiro espírito de camaradagem, sacrifício, e é nesse sentido que este camarada merece todo o nosso apoio. Deixemos os juízos de valor para a opinião pública. Da nossa parte, da nossa classe, este "heroi" merece unica e exclusivamente o nosso respeito e toda a nossa solidariedade. Deus conceder-te-á justiça. Força
J.R

Takamini disse...

Saudações camarada!
A vida de um polícia resume-se em actos como o que tiveste. Talvez te critiquem aqueles que sempre resguardaram as armas embrulhado-as num lenço ou depositado-as no cofre do serviço.
A arma está para o polícia na mesma linha de relação que o formão para o carpinteiro. Tem de ser usada de forma responsável, mas sem ferramentas é dificil fazer a obra.
Fizeste o que tinhas de fazer: Presenciaste um crime de furto de bens do interior de um estabelecimento comercial; És polícia e o teu estatuto diz que o teu serviço é de carácter permanente e obrigatório.
Tiveste de decidir em escassos segundos, e qualquer acção é sempre melhor que a omissão. Como confrontarias os teus vizinhos e todos os que conheces se nada fizesses? Como te verias no espelho? Como um cobarde que se refugia no receio da actuação? Se correr bem serás louvado, se correr mal serás castigado, não só tú, como os teus familiares.
Pois bem! Decidiste actuar da única forma que dispunhas. Gritar com toda a força da alma a tua identidade profissional não seria suficiente para travar a empreitada dos larápios. Assim, optaste por efectuar disparos de intimidação. Ao se verem confrontados por um impedimento, os bandidos optaram por encetar a fuga. E se os deixasses fugir? Provavelmente servir-se-iam da mesma viatura furtada para iniciar nova aventura de gamanço num outro estabelecimento poucos quarteirões ao lado. Estando eles armados e convictos do potencial intimidatório da arma, conforme os relatos das testemunhas e das ameaças de "tiro" realizadas na tua presença, provavelmente iriam actuar de forma mais exposta colocando em risco outros inocentes. Não poderias deixar de impedir o seu curso e como tal efectuaste os disparos contra o veículo na tentativa de o imobilizar e impedir a fuga dos criminosos. Não se trata de um excesso de zelo nem de excesso de legítima de defesa, pois não disparaste contra os autores mas sim contra a viatura com um objectivo definido. Correu bem? Correu mal? Sorte ou azar dos gatunos? Veremos... Mas aqueles já têm em que pensar durante uns tempos. Talvez da próxima vez as coisas não lhes corram de feição.
E quanto a ti camarada, um bem haja, porque são homens como tú que precisamos nesta e em todas as polícias.

Anónimo disse...

Um grande abraço ao colega que defendeu os bens dos cidadãos e cumpriu a sua missão. Mesmo estando de folga e junto da familia agiste como um verdadeiro Polícia, poucos teem a tua coragem. Megavles, mais uma vez se provou que és um cobarde e mau camarada. No seguimento dos teus comentarios anteriores, novamente verifico que por cá andas armado em certinho e moralista, mas de profissionalismo 000.

Anónimo disse...

Boas caro anónimo!
Como deve de saber ou se não sabe eu passo a sitar; vivemos num estado de Direito.
A minha opinião vale o que vale...
E apenas vivo no mundo real, vivo em Portugal e sou profissional da PM, não tropa de Elite e muito menos justiceiro de problemas sociais em constante mutação.
Um bem haja e acorda para a realidade!

Megavles

Anónimo disse...

está visto, um menino bonito, sentadinho no comando geral ou em alguma secretaria. Não somos nenhuma tropa de elite, mas na rua as coisas acontecem muito rapido e é preciso reagir em poucos segundos. Devias pensar em apoiar o colega que passou por momentos que muitos de nós nunca passamos, e deixar as lições de moral para os outros, aqui devemos apoiar e não criticar.

Jorge Humberto Veloso Lopes disse...

Quando postulámos neste blog a notícia, teve a mesma como unico objectivo, mostrar o quanto os comentadores apreciaram a atitude do camarada X pelo seu acto de altruismo, e que, como já alguém aqui e muito bem referiu, deveria, isso sim, ser objecto de menção por parte do CGPM, a devido tempo, como é óbvio.
Estarmos a servir-nos deste espaço para ofendermo-nos uns aos outros, penso que não será esta a ocasião.
Estarmo-nos a servir desta ocasião para aproveitamentos sindicais/associativos, penso que também não.
No entanto, apesar de já ter endereçado pessoalmente ao camarada em foco, o meu apreço, respeito e solidariedade, venho aqui deixar também o meu registo e os votos que, o teu caso ilustre a todos quantos passarem por aqui o quanto estamos contigo. Por o teu caso personificar o que almejamos para a Polícia Marítima. BRAVO PELA CORAGEM

Anónimo disse...

É uma pena a EAM não ter massa critica, formadores e "escola". é por isso que estas coisas acontecem. vejo opiniões fora de contexto e ate assumpções "eles estavam armados", isso é muito mau, as policias trabalham com factos....
Ao Camarada envolvido, força e boa-sorte, não te preocupes isto não vai dar em nada, vais andar em tribunais e depois tudo se arquiva, é só praxe....
Constata-se neste caso a falta de formação na PM, apesar de haver líricos que dizem o contrario, pois aqui tem a prova... Não devia haver qq duvida na utilização da ferramenta mais letal, e pelos vistos houve e continua a haver... e putos sem experiência são convidados a dar pseudo-formação na EAM CFY04, triste e constatável... nao é assim que a PM chegará ao nível dos outros OPC
da praça. Isto do bom-senso não chega é preciso procedimentos e profissionalismo coisa que rareia por aqui.... O Megavles pela primeira vez esteve bem na analise tecnico policial, mas continua com necessidade de visitar a oitava enfermaria do "seu" Hospital de MARINHA, pela alergia sistémica. (foste impedido de sargentos, tiraste muitas minis e tostas mistas, sempre que prosas tens vomitos, porque nao foste ao CFS).
sejamos sinceros........ nao podemos dar os parabens a quem nao cumpriu as regras e errou (ao utilizar a arma). Tens o nosso apoio incondicional, estima e consideracao.. ninguem queira repetir ou louvar um acto incorrecto. A questao da proporcionalidade na legitima defesa devia ser clara, obvia, sem qq duvida , mas o pessoal leva os portateis e está no curso apenas no chat e depois acontece disto.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar, dou os parabens ao comentário deste nosso ultimo anónimo. Esta é a realidade na EAM, falta de formação da parte de alguns formadores, mas não vamos generalizar...
Enquanto pensar-mos que somos tropas ou para lá caminhamos nunca iremos atingir os fins, OPC´S é o que somos.
Futuros agentes da PSP e inspectores da PJ, os quais iram ser confrontados diariamente com situações de recurso à arma de fogo, na formação nas respectivas escolas, têm aulas de tiro muito especificas. Em primeiro lugar, saber as zonas não letais do corpo humano, fazer treino de tiro em alvos tipo silhueta onde é treinado tiro aos braços e pernas, zonas não letais. O tiro ao tronco ou à cabeça do alvo, tipo silhueta, é apenas para um tiro tactico. É desta forma simples que se tenta incumbir a responsabilidade de ter uma arma de fogo na mão.
E agora vou falar por mim, no curso da PM, recebi treinos de tiro iguais aos dos fuzileiros, tiro de combate... afinal quem está mal?
Afinal qual é a nossa realidade profissional?
Somos policias ou tropas de Elite?
Esta é a realidade da PM, será por estarmos sob a alçada da tropa?
No primeiro comentário que deixei neste assunto vejo que fui mal interpertado ou acordei mentes menos abertas à realidade policial. A esses peço as minhas mais sinceras desculpas!
E em resposta ao ultimo anonimo, nunca servi minis nem tostas à maruja... e nunca irei servir!
Sou POLICIA e não Tropa.
E ao camarada envolvido neste caso, como expressei logo no meu primeiro comentário, força e boa sorte!

Megavles

Anónimo disse...

Escola um grande abraço e o incondicionavel apoio que vais precisar, opiniões há muitas, plavras de que este e outro fariam assim, ou simplesmente não o fariam, essas levam o vento.
Fizeste o que achaste que tinha de ser feito com base na formação e situação que te foi (nos foi) apresentada ... e mais não podemos fazer, grande parte do 31º faria muito provavelmente o mesmo! Que agora alem do nosso apoio, espero que tenhas o do Comando afim de dar a cara por tão corajoso agente que tem ao serviço.
Um bem hajas!

Manuel Faustino disse...

- Em primeiro lugar, quero desde já, dar daqui um grande abraço de apreço ao Camarada, pela sua coragem digna da verdadeira PM.
- Porém, não posso deixar de solicitar a todos que não entrem em conflitos estéreis e desnecessários, lembrem-se de quem e do que está em causa.
- Em segundo, lembro todos que não há formação perfeita para Polícias.
- Mais, os formadores da EAM/PM, fazem um enorme esforço para que, dentro das limitações actuais, quer as pessoais, quer as que lhes são impostas por factores externos e até (imagine-se) as que agora são impostas por “factores” internos.
- Quanto à situação em concreto, referira-se que, embora apenas conheça sumariamente e pelos jornais a situação, ela não requer especial alarme nem gritaria …. nós os Polícias somos os principais a querer que a lei se cumpra.
- Devem, por isso, relembrar que toda e qualquer actuação, principalmente quando se eleva a actuação até à utilização de arma de fogo, deve nortear-se pelo Principio da Proibição do Excesso (ou da Proporcionalidade lato senso), nos seus três subprincípios, a saber, Princípio da Adequação, da Necessidade e da Proporcionalidade “strito senso”, cuja base constitucional encontramos no art.º 272º CRP.
- Já quanto à actuação concreta (de acordo com a descrição feita nos jornais), refira-se que a actuação do camarada ocorreu depois de os “assaltantes” terem quebrado uma montra, com recurso a uma viatura (“furtada” - crime – furto de uso de veiculo, art.º 208º CP), e chegaram mesmo a movimentar uma máquina para o exterior.
- Pelo que, os “assaltantes” praticaram todos os actos de execução de furto ( no caso concreto há qualificação – art.º 204º, n.º 2 alínea e) CP), mas sem a apropriação impedida pela acção do Agente.
- Sabendo que compete à PM (OPC), defender a legalidade democrática e garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos e, em especial compete colher notícia dos crimes e impedir quanto possível as suas consequências, descobrir os seus agentes e levar a cabo os actos necessários e urgentes destinados a assegurar os meios de prova (art.º 55º n.º 2 do CPP).
- Tendo ainda em conta, que se tratou de uma clara e inequívoca tentativa de detenção em flagrante delito, por prática de crimes em concurso real, puníveis com pena de prisão (art.º255º, n.º 1 alínea a) e art.º 256º, n.º 1 CPP).
- Atento, também ao disposto no art.º 3º, n.º 1 alíneas a), b); n.º 2 alínea c) e n.º 4 do D/L n.º 457/99, de 5/11 (relembro que apenas está a ser tido em conta o mencionado nos jornais).
- E, à situação da utilização da arma de fogo, já não para impedir o furto, mas sim, como meio necessário para impedir a fuga e a iminente utilização de armas de fogo, por parte dos “assaltantes” contra o próprio Agente (actual e ilícita – art.º 32º CP), sem esquecer que, esta situação colocou o Agente sob grande pressão psicológica, ou mesmo perturbação e medo, o qual não é censurável (art.º 33º, n.º 2 do CP).
- Não me parece que o nosso Camarada tenha qualquer razão para temer seja o que for. O Inquérito vai decorrer normalmente.
(Apesar de ter ofendido a integridade física de um dos assaltantes – art.º 144º alínea d) CPP)
- Logo o trabalho de polícia foi corajosamente feito e bem feito.
- Todavia, deixo um conselho para o futuro, no caso de crimes contra o património, concretamente, o furto simples (art.º 203º CP), ainda que consumado seguido de fuga e perseguição, NUNCA se utiliza a arma de fogo. E porquê? – Porque neste caso a ponderação do bem a lesar joga a favor do assaltante. Não esqueçam a vida humana é inviolável (art.º 24º, n.º 1 CRP).
Bom Serviço
(SOMOS UM)
Manuel Faustino

Anónimo disse...

Bem camaradas,

Para quem vivem com crime dentro e fora de portas, só digo uma coisa....
Muito bem Feito,.......
Gostava de ver muitos dos colegas, que escreveram,a trabalhar em stress, não pelo que ouvem contar mas pelo que fizeram,......
É que na PM tambem, se fazem grandes combates ao crime, mas sem jornal, onde muitos profissionais usam Glock, usam a sua vida, das suas familias, e continuam com a cabeça a prémio, mas desses ninguem fala, e para esses não existe apoio.
Sejam realistas, a lei existe, cumprimos o melhor que sabemos, de acordo com o que aprendemos na EAM e pela nossa vivencia.
Mas ladrão é ladrão......
Ou seria melhor o colega ter ficado a dormir?
Quem gosta da sua profissão, fazia o que o colega fez, melhor ou pior não sei.
Para quem não sabe, o grande Porto, não tem Cova da Moura nem Bela Vista, mas tem outros piores ou iguais, só muda a cor, e nem queiram saber dos problemas sociais que existem por lá.....
degradante, mas a maioria da PM actua fora dessas areas, excepto um Comando da PM, que é mais GNR ou PSP, do que PM ou seja, leva todos os dias com "bandidos" mas dos duros, e sofre com isso. Agora digam como se devem comportar os seus profissionais?
Será que devem colocar a Glock embrulhada num lenço? ou ficar no Cofre? ou ter vergonha de usar arma, para não pensarem que é PM?
O COLEGA, ganhou uma mais valia, não sei se positiva ou negativa, mas deu um passo importante para uma brilhante carreira.
A PM não é Tropa, é POLICIA, não sei se é de elite, mas somos DIFERENTES, e por sermos diferentes, SOMOS ESPECIAIS, e por isso incomodamos tanto.......

Cumprimentos....

Anónimo disse...

Os cães ladram e a caravana passa, assim manda o ditado do povo. Camarada, a maioria dos agente da PM estáo solidarios contigo, não dês muita importancia aos teoricos de gabinete, que se refugiam em codigos e doutrinas, mas que desconhecem o que é a realidade.

Importante, e podia ser tema de debate neste forum, é a falta de treino de tiro que 90% de nós sentimos. Agora que os "Rambos Vermelhos" estão na moda, as munições que deveriam ser para treino de todos nós, são canalizadas para carreiras de tiro no Algarve, porque não há este tipo de intalações no resto do país. Um iluminado do CGPM, acha que apenas um pequeno grupo precisa de treino e pratica, os outros não devem andar na rua, não fazem fiscalização e piquetes, enfim...´Lá vão os SEAL'S ENCARNADOS, viajar centenas de quilometros até ao Algarve para queimar aquilo que deveria ser utilizado por todos nós.

Milhares de €€€ em equipamentos para quê??? E os restantes agentes, não trabalham??? É intoleravel o que se passa na nossa polícia Especial, como alguem já disse neste blog. Com uma falta tão grande de meios Humanos e materiais, temos alguem que por capricho e brincadeira, anda a brincar aos filmes, leva lá para perto de casa ( Tavira ) os seus polícia para mostrar aos amigos como é importante, o resto não importa. Como diz alguem da rádio, " VALIA A PENA PENSAR NISTO "

Anónimo disse...

A este ultimo anónimo quero dizer que se não estás nos "Seal's Vermelhos" como disseste...em género de dor de cotovelo, foi porque não concorreste ou não conseguiste entrar! O concurso abriu (tarde, mas abriu)!
Agora, aqui não há especiais, nem Agentes melhores ou piores, há sim Agentes que lutam para que a PM evolua, seja diferente e reconhecida...e que abdicam de estar com as suas famílias, e muitas vezes saindo de Piquete para ir para o Algarve, tudo isto por gosto á farda que vestimos e pudermos um dia orgulhar mo nos ainda mais da nossa Profissão, que é sermos POLÍCIAS!

É uma realidade que em alguns Comandos Locais a pratica do treino de tiro é quase nula, mas não nos devemos desculpar com isso,nem tão pouco dizer (como foi referido pelo comentário anterior) que quem queima as munições é o Pessoal da "SWAT", porque munições há muitas, e se calhar devem ser os Agentes a pressionar Chefes e Inspectores a programar mais carreiras de tiro para o pessoal treinar mais...o que acontece é que quando existem carreiras de tiro a maioria do pessoal não vai (vão apenas os que estão de serviço) porque estão de folga, ou porque hoje não apetece ir perder uma manhã/tarde a apanhar sol na cabeça...Muito bem ainda estamos nós, porque ainda queimamos algumas munições, mas vejam o exemplo dos camaradas da PSP que dão tiro 1 vez por ano 15 munições cada 1...

Triste é uns quererem evoluir e lutar para sermos cada vez mais OPC'S e melhores e deixarmos de ser chamados de "Marinheiros" e outros a criticarem...

Para finalizar quero deixar um GRANDE abraço ao Agente da Polícia Marítima pelo acto de bravura e coragem que teve...tenho a certeza que vai correr tudo bem, e que vais ser reconhecido por aquilo que fizeste! Grande abraço...

Cumprimentos,
TOM SAWYER.

Anónimo disse...

Caro Tom Sawyer, lamento a confusão que os meus comentário te causaram. Não se trata minimamente de dor de cotovelo ou inveja, apenas tenho uma forte convicção que estamos perante um grande disperdicio de tempo, dinheiro e material. Nada há a inventar, está tudo escrito e testado. Uma equipe de " SEAL'S ENCARNADOS ", não se pode juntar de vez em quando para ir dar uns tiros até ao Algarve e estragar os flutuadores a umas lanchas. São serviço que necessitam de muito treino diario, coordenação treinada e testada vezes sem conta, instalações proprias, viaturas proprias, prontidão dos elementos, etc. Ou seja, o inverso daquilo que acontece com as supostas equipas da nossa PM. Cada um no seu comando, viagens e deslocações esporadicas para uns tiritos na terra do Sr Comandante, treinos quando o rei faz anos, etc. Por isto é que as munições são mal gastas, deviam ser usadas para treino dos agentes que realmente trabalham diariamente com uma arma à cinta e estão sujeitos a várias situações.
E já agora camarada Tom Sawyer, neste tipo de brincadeiras a falta de treino conduz ao erro, e o erro muitas vezes à desgraça. Provavelmente nunca irão surgir situações em que estas equipas vão intervir, porque a Marinha, e bem, utiliza o DAE, esses sim verdadeiramente bem preparados. Porque caso contrario, em operações de verdadeiro risco, o mais certo era sair uma grande asneira ou alguma desgraça.

BOA SORTE PARA A QUEIMA DAS NOSSAS MUNIÇÕES

ASS: " este ultimo anónimo "

Anónimo disse...

"Ultimo anónimo"...Em relação ao que escreveste no teu primeiro paragrafo, dou-te os parabéns, acabaste de descobrir a polvora :) Todos nós sabemos que uma equipa destas necessita de treino diário, infraestruturas, meios etc...mas temos que começar por algum lado...dou-te o exemplo dos Mergulhadores, que lutam contra tudo e contra todos...é triste ver camaradas nossos que só pensam no mel e se poeem contra os Mergulhadores da PM, só porque não podem (e muito bem) fazer noites e ainda por cima os criticam...pela tua ordem de ideias a "tua Marinha" tb tem merguladores, para q a PM ter, não é?!?
Tás errado Camarada, é verdade que a Marinha tem os DAE (que fazem e muito bem o seu trabalho), mas a PM tem que ter os "SEAL'S ENCARNADOS" como tu lhe chamas...e estes Homens teem que começar de algum lado e de alguma maneira...só assim a PM evoluiu e se mostra...tenho orgulho e brio na farda que visto e gosto de ser olhado como um POLÍCIA, não como uma fiscal da Capitania! Pela tua ordem de ideias a PM nunca sairá da sombra da Marinha.
Bem ou mal, a "SWAT" (ou outro nome que lhe queiram chamar) tem que existir, não pode haver militares (DAE) a fazer trabalho de Polícia, porque não são OPC'S.
Temos muito que evoluir e treinar é uma facto, mas tenho a certeza e ao contrário do que pensas, quando tivermos que intervir em alguma situação (e acredito que isso um dia irá acontecer) vamos saber estar á altura e vamos saber honrar a PM para que esta possa ter outro tipo de visibilidade...e pode ser que assim, qd fores em missão no teu dia á dia as pessoas que te abordam não te chamem de "Sr. Marinheiro", mas sim de "Sr. Agente da Polícia".

Cumprimentos.

TOM SAWYER

Anónimo disse...

Calma camarada, eu sou 100% a favor de que a PM evolua, que surjam novas e melhores maneiras de servir a PM e acima de tudo Portugal. Mas está mais que visto que não é assim. O nosso quadro é muito pequeno, intalações em regra geral más, comandantes e graduados anti evolução, etc. Em meu entender uma PM forte, passa primeiro por duplicar ou triplicar o numero de agentes, bem preparado e equipados, com instalções dignas, treino regular, formação e actualização profissional contantes. Uma casa não se começa pelo telhado. E esta nossa PM não tem bases minimas para criar as equipas que aqui falamos. Por estas razões eu disse e mantenho, que é um esbanjar de tempo, dinheiro e material, que podiam e deviam ser empregues por exemplo nas equipas de mergulho, como tu muito bem referiste, e quem sabe um dia mais tarde, depois de arrumar a casa e com outras condições, avançar para as equpas de SWAT, ou aquilo que lhes queiram chamar. Por enquanto, não passam de um capricho de alguem que tem a faca e o queijo na mão e esbanja fortunas com equipamentos desadquados, formadores americanos, etc. Quando como eu disse, está tudo escrito e inventado, um dia a acontecer, aprendam com o DAE, não é preciso virem os americanos.
E tem lá paciencia, até esse dia chegar, continuas a esbanjar as munições dos teus camaradas, nas carreiras de tiro perto de marrocos.

tudo de bom

ASS: " este ultimo anónimo "

Anónimo disse...

Concordo contigo quando dizes que ainda temos muito que crescer, é um facto! Mas temos que começar por algum lado...a mal ou a bem, seja do telhado para as bases (não concordando com algumas coisas) mas só assim se aprende e se pode evoluir para chegarmos um dia a algum lado...para aprendermos temos que cometer erros, e crescer com eles...é verdade que não precisavamos dos Americanos, porque temos os DAE, mas aqueles que teem medo que a PM, tire visibilidade á Marinha, não nos deixam aprender com eles! É triste termos que ir ao GOE, fazer fast rope, quando na escola de fuzileiros, ou até mesmo nos DAE existem condições para isso, é triste termos fazer provas na rua, quando temos o CEFA...Mas tb não precisamos deles para nada, porque as coisas vão se fazendo, e ao mesmo tempo algumas "mentes pensadoras" vão engolindo alguns sapos e vão se calando!
Depois digo-te uma coisa, NUNCA podemos evoluir enquanto existirem Agentes PM, que se encostam á sombra da bananeira, á espera que o mel, caia na conta ao fim do mes, e que ainda por cima, criticam os camaradas que gostam de trabalhar e honrar a farda que vestem...cabe-nos a nós, lutar contra esses Comandantes e Graduados, e tb Agentes PM (que criticam a SWAT, que criticam os Divers), se houvesse UNIÃO dentro dos Agentes PM, não havia Comandante, nem Graduado que incomodasse...infelizmente isso não acontece...porque são poucos os que remam contra a maré!

Cumprimentos.

TOM SAWYER

Anónimo disse...

Ok camarada, força e boa sorte, o que eu mais vos desejo é muita sorte, porque preparação da maneira que as coisas vão, nunca a vão ter. A minha opinião já está mais do que relatada nos meus comentários anteriores. Só espero e que por causa dos capricho de alguns bonés com palmas douradas, que querem feito rápido e sem condições, apenas porque alguem se lembrou e parece bem, não aconteça uma dessas missões apenas para mostrar e alguem acaba seriamente ferido ou pior. Como eu já aqui falei, só com muito treino diario, muita pratica, muita confiança entre os membro da equipa as coisas podem correr bem.

Boa sorte e até breve

ASS: " este ultimo anónimo "

Anónimo disse...

Camaradas, quando reparo que alguem fala mal de quem trabalha ou se aplica, fico a pensar que pertenço a outra polícia.
Penso logo que a maioria das pessoas que escrevem neste blogue, é só pessoal da marujada, ou se serão os "marinheiros chefes", oficiais de marinha, que nos "cefiam"!
Eu sou da opinião que mais vale poucos e bons do que muitos e maus!!!
Em relação ao que vi escrito em relação ao pessoal da "SWAT", gostaria de dizer pelo menos os treinos desses homens, cá no Algarve, serviu para formar uma equipa que acompanha e administra os treinos de tiro de todos os elementos deste comando regional, a qual é composta pelos Agentes Vieira (Tavira), Silva (Faro/Quarteira) e Gonçalves (Olhão)os quais também pertencem à equipa "SWAT", e eu julgo que esses transmitem os conhecimentos, adquiridos nos cursos da "SWAT", fazendo deste modo com que todos os elementos deste Comando, tenham os mesmos procedimentos, sendo na minha opinião digno louvar o seu trabalho.
De igual modo pude ver o trabalho realizado pela equipa de mergulhadores desta Polícia, e
após, falar com o agente Silva - Quarteira, esses deixaram uma imagem espetacular, desta Polícia, pelo trabalho que realizaram na Marina de Vilamoura.
Por isso aqueles que só falam mal de quem trabalha, venham para o algarve, só teem que trazer vontade de trabalhar e atênção aqui não mel.
O ALGARVIO - DESFARÇADO.

Anónimo disse...

Já que estão a falar de trabalho, e de algo feito, tem de dar aos parabens aos colegas das Comunicações,(rádios) espalhados por todos os Comandos ou será que foi pessoal da MArinha que fez avançar o que temos em todos os Comandos......

lol

Anónimo disse...

Subscrevo o que o camarada "O ALGARVIO - DESFARÇADO", disse!

Cumprimentos,
TOM SAWYER

Anónimo disse...

Alguem não entende a diferença entre " falar mal " e ser realista.
Uma coisa é opinar sobre factos, outra é analizar o esforço meritório dos camaradas.
Nos meus comentário falo apenas sobre factos e mantenho tudo aquilo que disse. Não ando por cá à 15 dias, já vi muitas montanhas a parir ratos.

ASS: " este ultimo anónimo "

Anónimo disse...

Tudo tem que começar por algum lado, esta casa necessita de sangue novo, de polícias com atitude e espirito de equipa, de nos tornar-mos ainda mais operacionais, quanto á malta adepta do tio patinhas, como alguem disse e bem...venham para o Algarve trabalhar, e quando pensarem que estão mal, ou que ganham pouco de emoles lembrem-se que ha agentes aqui destacados, que alem de estarem longe das familias e das horas extraordinarias que fazem ainda pagam rendas de casa altissimas sem direito a qualquer subsidio porque o comando não lhes oferece condições...pagam para trabalhar!!!

Anónimo disse...

Eu sou solidário com todos os que trabalham, respeito a opinião de todos os camaradas contudo posso não concurdar com essas ideias, em todo ou em parte.
Quando dei os exemplos que dei, apenas serviram de exemplo, poderia inunciar outros, apenas quero dizer que dou os parabéns a todos o elementos que inovam, trabalham e não olham só para o sua barriga.
Sou agente de 1.ª classe, contudo recordo-me do tempo em que recebia como agente de 3.ª, alguns deveriam preocupar-se mais com o facto dos agentes de 3.ª classe receberem menos de emolumentos, isso é muito injusto, já não basta terem que vir para longe da familia, ganharem menos que os outros, eventualmente, por serem os mais "marretas", estarem sempre a alinhar, logo trabalham mais deveriam ganhar mais, isto é que deveria ser a realidade, pois é um facto.
Tom Sawyer, agradeço-te o facto de concurdares comigo, sugiro-te que procures alguém com capacidade e vontade de formarem varias equipas de apoio aos treinos, ex. tiro, defesa pessoal, etc, pois julgo que também és daqueles que queres fazer algo por esta Polícia, a fim de cada vez mais sermos melhores profissionais.
O ALGARVIO - DESFARÇADO.

Anónimo disse...

Ó CAMARADA, AÍ NO ALGARVE NÃO HÁ ESCOLAS DE PORTUGUÊS???? RSRSRSRS
ESTOU SÓ A BRINCAR.

UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS OS PM, VAMOS CONTINUAR A LUTAR POR UMA POLÍCIA SEMPRE MELHOR. HÁ MUITO QUEM REME CONTRA A MARÉ, MAS TAMBEM HÁ QUEM SAIBA O QUE QUER.

Anónimo disse...

Sabes, aqui há escolas de Português, só que aqui o tempo para a família é escasso, e os emolumentos também o são!
Talvez com o tempo que tem disponível e com os teus emolumentos poderia ter aulas de Português, pois reconheço que não dou para professor dessa área nem para escritor, esforço-me por ir aprendendo.
já agora abraço ao camarada que esteve envolvido na noticia que deu origem a estes comentários!
O ALGARVIO - DESFARCADO

Anónimo disse...

oh senhor subchefe Faustino, como pode ser jurista e dizer que o trabalho foi bem feito.... ou vossa excelência andou noutra faculdade de direito ou o MP, porque o puto foi constituído arguido.....
A bota nao bate certo com a berdigota , ou estou a ver mal o filme.... sejamos realistas....
nao se pode usar a arma de fogo excepto para aqueles casos..... neste caso foi um erro q podia ter sido fatal.... e mortal...
somos homemzinhos ou andamos aqui a enganarmo-nos uns aos outros 100% do tempo?
é o que parece, sem duvida....
e deixem de dar os parabens por uma atitude incorrecta.
dêem antes apoio e estimulo, pensem no exemplo para os outros, nao enganem mais ninguem....

Anónimo disse...

Bem, estes comentários não tem ponta por onde se pegue.....

O colega fez o que devia, na minha opinião mal, porque a Administração forneceu munições com defeito, ele acertou no alvo, mas não o chegou a furar como era suposto.

A todos os colegas, o MP deve resolver isto daqui a uns meses, e o bandido, para quem não sabe já assaltou mais dois estabelecimentos....
Pois é .... o colega agiu mal, se os estabelecimentos fossem vossos....
Davam um tiro ao bandido,

Enfim,
"Cada cabeça a sua sentença"

Anónimo disse...

não utilizar s.f.f. a ferramenta sem utilizar bem a cabecinha.....

e não disparar para gajos de costas, pq depois o MP e a PJ não consegue fazer milagres...
e só disparar se houver perigo proprio ou para terceiros (i.e. nao disparar para desarmados ou discussões de copos...)

cabeçinha pensadora..
e não vale a pena vir com interpretações marteladas da legislação, que se desfazem como um baralho de cartas, nem um puto de 16 anos acredita nisso

ser Policia é usar a cabeça......

Anónimo disse...

não digas isso, ele fez muito bem, os outros (MP e PJ) é que não perceberam....
Também com a ajuda do impedido do Cte, perdao 2CTE do Norte... a enterrar o puto....
agora no duplo papel (ao quadrado) de assessor para a segurança (será alimentar?)
boca pequena

Anónimo disse...

isto está lindo.......

Anónimo disse...

bem os colegas "camaradas" só pensam em lavar roupa suja aqui e isso me intristece muito porque o que esta aqui a ser debatido é a actuação de um colega nosso e não o s.w.at, megulhadores nem tostas mistas.
eu acho que o colega agiu bem, mas numa casa onde a principal razão da nossa existencia se deve ao poder emolumentar, para que comandantes da marinha e inspectores e chefes da nossa casa saiam daqui com brutas reformas (5600€, 3150€) nós por aqui, temos que andar muitas das vezes em subcarga horaria e o resultado disso é por vezes actos estranhos de pessoas que por aqui andam que com falta de treino talves mas com muita falta de experiencia de certeza poem em risco a sua profissão com actos menos lucidos.
isto só se resolve quando a nossa pequena força, digo pequenissima força se incorporar numa força a serio como a g.n.r, p.s.p(o.p.c)a serio, guarda costeira, o que lhe quiserem chamar, agora com o nosso campo de actuação com 500 agentes.
deus nos proteja a nós aos nossos filhos as nossas familias que nós bem precisamos.
ao colega acho que se deve procupar em arranjar um bom advogado porque vai precisar dele infelizmente.

R_Otuos disse...

Queria, antes de mais, cumprimentá-los a todos.
Depois, deixar os meus votos de apoio para o nosso camarada, e dizer-lhe que pode contar com o meu ombro para aquilo que for necessário no relacionado com este assunto ou outro.
Por fim, não vou deixar de dar a minha opinião relativamente ao aqui discutido.
O que me surpreende e entristece em tanta letra que por aqui se pintou, deve-se ao facto de constatar que um tópico de apoio a um camarada se tornou num tribunal, onde alguns se julgam no direito de decidir, de julgar eles próprios (recorrendo pomposamente á menção dos princípios fundamentais do estado de direito), a licitude do comportamento do nosso camarada, que decidiu não se escudar no aconchego dos lençóis quando as obrigações a que se comprometeu quando assumiu a profissão que orgulhosamente desempenha, o chamaram com toda a violência e nas mais ingratas circunstâncias.
Ora, aos juízes populares, que assumidamente se envergonham da falta de qualidade formativa destas casas, assumindo implicitamente ser melhores e mais capazes não só do que este nosso camarada, mas também daqueles que o apoiamos, lembro que ainda nenhum tribunal decidiu acerca da ilicitude do seu comportamento; ainda ninguém condenou a sua actuação (excepto popularmente). A estes juízes populares, desafio a lançarem apenas as palavras de apoio (a que educada e circunstancialmente não se escusaram), e deixar os julgamentos e juízos de factos para quem de direito....porque caso quem de direito decida de acordo com o justo (que neste caso irá com certeza, de encontro ao legal), poderão eventualmente transformar-se em batatas, os de tal catalogadores.
Atrevendo-me a ir mais longe, e puramente numa perspectiva construtiva, dado considerar-me eu um "pouco versado" nos saberes dos termos do tal de "uso da força e Princípio da Proporcionalidade", pedia-lhes que em vez da reprimenda vã relativa ao desconhecimento dos trâmites do mencionado, fizessem á imagem do feito pelo bloguista M. Faustino, uma análise jurídica ao sucedido para que se compreenda o que foi legalmente desrespeitado.
"Não sou mais do que o ombro do homem ao meu lado; e que o seu apoio não me falhe, pois aí, cairei...".
Ao nosso camarada, só quero dizer mais uma coisa:
Escola, ainda bem que disparas melhor do que jogas á bola! ;)
Abraço a todos, e sorte nos serviços...

Anónimo disse...

o pessoal parece que não percebe....
nem tinha sequer que disparar ou que ter boa pontaria...

não devia sequer retirar a arma do coldre, nem colocar munição na câmara (q nao tem) e muito menos disparar.....

e continuam nisto, não percebem ( a legislação?)
cego é quem não quer ver..
se está tudo tão bem, pq é arguido?

pensem nisso e nao andem aqui a enganar os juniores ..

Anónimo disse...

cambadas de amadores mas convencidos que trabalham no FBI..... podiam começar por aprender português escrito e falado, erros ortográficos destes não se admitem e ficam tão mal nos autos, só se for para o MP gozar com a PM...
depois demonstram uma ignorância gritante e absoluta com a função policial, nem sabem as regras de utilização das armas de fogo pelas forças policiais (uma vergonha),
em generalidades e culatras valem satisfaz muito bem, podem ir para a tropa doutra vez (Armada) se eles vos aceitarem (duvido muito- se não vos queriam antes não é agora gordos e convencidos que prestarão)
deixem-nos trabalhar, não chateiem quem trabalha na PM com dignidade, respeito e competencia

Anónimo disse...

falaste pouco mas bem colega.
um elucidado

Anónimo disse...

mais respeitinho pelos agentes mais novos sff.
temos as piores tarefas, as chatices todas, e ficam os meninos mais velhos agarrados à net e à secretaria...
ainda se soubessem como se faz, mas não, só sabem criticar quem trabalha, esquecem-se de mim e de outros colegas, com licenciaturas e pais de família, como se fossem senhores da verdade, uns básicos...
e agarradinhos ao mel toda a vida...

Anónimo disse...

pensava que só acontecia comigo...

Anónimo disse...

será o DL 457/99 de 5 NOV?

Anónimo disse...

Esse decreto-lei também se aplica sim, supostamente todos o conhecemos bem.
É impressão minha ou todos estes comentários basearam-se numa notícia de jornal? Desde quando é que a (des)comunicação social é detentora de todos os factos da ocorrência aqui tanto comentada? Camaradas, se os assaltantes tinham armas ou havia algum indício ou forte suspeita disso, então o uso da arma de fogo pelo Agente em causa seguiu o principio da proporcionalidade numa escala de força que tanto se apregoa nestas situações. Se assim não foi, então disparar contra cidadãos desarmados mesmo que tenham praticado um crime, desde que não estivesse a nossa vida ou a de terceiros em causa, é desproporcional e logo ilícito. Não se pode disparar contra um ladrão só porque vai a fugir, mesmo após ter sido dada ordem de "Alto!Polícia!" para posterior detenção. Se houve queixa contra o Agente obviamente iria ser constituido arguido, é normal (nestes casos).
Camarada, se a licitude está do teu lado, nada temas. De qualquer maneira vai com todas as cartas na mão. Coragem tiveste com certeza.
Tens todo o meu apoio para que tudo corra bem e esta Polícia possa continuar com um excelente Agente no exercício pleno das suas funções.
Bons serviços a todos.

Anónimo disse...

«também se aplica»?
gostei dessa.......
tipico......

é o unico quese aplica.....

o monopólio da violência legitima pelo ESTADO tem estes pressupostos....

elementar meu caro WATSON....

o MP e a PJ nao sao Police-fukers, longe disso e a PM tem a sorte , de nao pertencendo ao MAI não levar já com um IGAI em cima do agente , como acontece diariamente com a PSP e a GNR ....

basta levantar os olhos e ver situaçoes do colega tb do Douro (meixão)ou do outro (algarvio não disfarçado) actualmente mais alentejano, que à anos anda a gozar com esta Policia.... e a denegrir quem aqui trabalha....

Anónimo disse...

concordo contigo a 100%

Anónimo disse...

Quero somente deixar um abraço ao Agente em causa...força espero que não sejas tratado pelos SENHORES DA MARINHA...como eu fui...ENGANADO e injustiçado quando precisei de ajuda..fizeram e decidiram tudo sem sequer me ouvir não tive direito aos meus direitos que a lei me confere pois neste País existem Almirantes acima da lei...simplesmente destruiram-me a vida e o sonho..um bem haja a todos os PM´s.

Anónimo disse...

as licenciaturas na policia maritima tem para mim o valor que tem,nada os copinhos de leite que as tem pensavam que ao ingressar na P.M, teriam uma vida de relax, mesmo sendo mais "marretas", não se esqueçam que são uns priveligiados em ter uma profissão e para ir para uma secretaria/secção de justiça tem de ter experiençia na profissão e de vida coisa que o ultimo curso da P.M não tem nem quer ter.
tenham respeito pelos mais velhos que com eles vão aprender muito na profissão e na vida.
é o mel deixem isso para os chefes e os comandantes falarem que nos temos é de fiscalizar que é esse o trabalho do VERDADEIRO POLICIA MARITIMO.