domingo, 25 de maio de 2008

ENCONTRO NACIONAL DE POLICIAS MARITIMOS


No decurso do 18º Encontro Nacional de Polícias Marítimos, comemorativo do 17º Aniversário da nossa Associação, pudemos contar com a presença de mais de seis dezenas de profissionais, familiares e convidados.
Este almoço, contou também com a presença de representantes da Câmara Municipal de Vila do Conde, da UGT e da CGTP, ASP-PSP e APG-GNR, e do Exmo. Sr. Comandante
Local da Polícia Marítima da Póvoa do Varzim/Vila do Conde, o qual por sua vez acumulou a representação de S. Exas. os Comandantes Regional do Norte e Geral da Polícia Marítima.
Durante o evento, o Presidente da ASPPM, teve oportunidade de prestar declarações aos órgãos de comunicação social, que gentilmente se deslocaram ao mesmo, de onde se extrai as do Telejornal das 19:00 horas, na RTP1, o qual pode ser acedido através do link abaixo


Telejornal da 19:00 - RTP 1
Ver na 1ª Parte - Modo VideoFlash - time 00:8:12 - 00:10:02

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=347663&tema=1&pagina=&palavra=&ver=1

37 comentários:

Anónimo disse...

Os meus Parabéns à ASPPM e aos seus dirigentes por mais este aniversário e pelo empenho com que tem travado as nossas aspirações.
Bem sei que este tipo de organizações tem o seu quê de trabalho e dedicação, e que este ano não fugiu à regra, apesar das manobras de uns quantos “camaleões” para desvirtuar o evento que este ano comemorou a fundação da nossa associação e o 18º Encontro de Polícias Marítimos.
Ouvidas as declarações do nosso presidente na RTP1 e nos Jornais, com as quais concordo, eu iria mais longe.
Desde 1991 sempre lutámos para que a Polícia Marítima tivesse um Comando Próprio e uma Autonomia Administrativa, se bem que só de alguns anos a esta parte tenhamos começado a escutar “fora da estrutura militar da Marinha de Guerra e do Ministério da Defesa Nacional”, esta aspiração sempre esteve implícita, não sei por isso o porquê do espanto de alguns sectores ligados aos militares e à marinha.
A articulação da PM com a Marinha nas matérias que através das Capitanias lhe estão associadas, resultam na mesma medida daquelas que tem como relação a PM e o Ministério Público, a PM e a Inspecção Geral das Pescas, a PM e o IPTM, a PM e o SEF, a GNR/PSP e as Capitanias, daí não se perceber o porquê de tanto receio de autonomizar a PM.
A PM pode ser independente da Marinha e manter uma relação privilegiada com a mesma.
Só se a este evento tão desejado pela maioria dos profissionais da PM, estivermos a pensar nos dividendos que a Marinha deixaria de encaixar à custa do trabalho, empenho e dedicação destes profissionais, onde chegam a trabalhar o dobro das horas por semana que qualquer outro funcionário público.
E não nos iludamos com o volume de emolumentos que alguns de nós encaixamos por mês, só como exemplo, um elemento da PSP que faça mais 40 horas por mês de gratificados, recebe aproximadamente mais 700 euros por mês.
Também sabemos que, comandos há como o de Lisboa, onde a aplicação do pessoal passa na razão dos 80% para a sua utilização neste tipo de serviços, entenda-se renumerado, chegando-se ao cúmulo de empenharem agentes estagiários nestes serviços, os quais por sua vez não recebem rigorosamente mais nada.
Isto só acontece devido à promiscuidade de quem os comanda, muitos deles “reformados”, que apesar de já terem assegurado o seu quinhão na reforma, continuam a “mamar”. No final terão mais uns pozinhos para efeito de cálculo da Caixa geral de Aposentações.
Com esta estrondosa vitória da ASPPM, relativamente ao Acórdão do Tribunal Administrativo sobre o Horário Normal de Serviço, muita coisa terá de mudar.
Este acontecimento não tem paralelo. Nem a PSP nem a GNR, usufrui de tal medida, nem sequer de tal decisão. Servirá pois este acontecimento também para os profissionais desta Forças Policiais reclamarem de mesma aplicação.
À ASPPM, seus dirigentes e sócios os meus sinceros parabéns, continuem e BEM HAJAM.
Lord of Aogardam

Anónimo disse...

Mais uma verdade da ASPPM, eleita por todos os profissionais da P.M., e que nunca enganou ninguém. COMANDO PRÓPRIO E AUTONOMIA ADMINISTRATIVA. Como não sou "profeta" da desgraça, e não presto vassalagem, Venha ela!!!

Anónimo disse...

Penso que a insistência da permanência da PM na Marinha trata-se apenas de uma mera questão de ego. A Marinha/Autoridade Marítima afirma-se desta forma, num momento em que as administrações Portuárias e o IPTM cada vez mais vêm reforçados os seus poderes de autoridade nos espaços e matérias das suas competências. Sem Polícia Marítima, onde se enquadraria a Força Militar da Marinha de Guerra Portuguesa neste contexto? E não se destinam as Forças Armadas á defesa do território nacional contra ameças externas, excepto em casos de excepção como estado de sítio, estado de emergência, dos quais se exclui a presente situação? Corrijam-me se estou equívocado... A ser assim, levanta-se ainda uma questão pertinente: Qual passará a ser o papel das Capitanias? Se deixa de haver a Polícia Marítima na Marinha, se há uma autoridade portuária, se há uma autoridade para os transportes marítimos, deixa de se afigurar necessária uma outra autoridade que cada vez mais se limita a emitir pareceres com base na experiência, no dito "Know how" que tanto invocam os defensores do sistema actual. A ser assim talvez prevejam uma verdadeira tragédia com a saída da Pm da estrutura militar, factos pela qual continua a valer tudo para os ditos Senhores da Guerra.

Anónimo disse...

Claro que vão lutar acerrimamente para não largar a Polícia Marítima!! Aqui têm mais um quadro paralelo para albergar uma série de oficiais. Sim! Basta fazer as contas, para saber quantos estão na Direcção Geral de Autoridade Marítima, no Comando Geral, e no Pseudo Estado Maior. Vejam só que a P.M., tem um estado maior.Ainda recentemente, a Autoridade Marítima serviu de argumentação para uma promoçao. Duvidas? Basta ver a Notícia do Correio da Manhã de 1 de Março de 2008 -"O ministro da Defesa aprovou a promoção do contra-almirante Silva Carreira, subdirector da Direcção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM), a vice-almirante quando não havia vaga para este posto. A Armada garante que “havia vaga para uma promoção a vice-almirante, nos termos do decreto-lei 202/93”, dado que “é hoje absolutamente claro e expresso, pelo decreto-lei 44/2002, que a DGAM depende do Ministério da Defesa através da Marinha”. Garante ainda que “esta sexta vaga está ocupada, a título transitório, pelo vice-almirante Silva Carreira”. E diz ainda que “a situação de adido [fora do ramo] ao quadro do vice-almirante DGAM resultou de decisão do ministro da Defesa referida a 21 de Outubro de 2004, altura em que o actual DGAM tomou posse”. Os especialistas em Direito Administrativo contestam estes argumentos. Paulo Graça acha que “a DGAM está integrada na orgânica da Marinha” e frisa que “o artigo 2.º do decreto-lei 202/93 diz que ‘o quadro de pessoal da Marinha inclui os lugares dos militares afectos ao sistema de autoridade marítima”. Por isso, frisa, “ele não podia ser promovido porque não há vaga”. E, assim, “a promoção é ilegal”. Paulo Veiga e Moura concorda: “Se há um quadro que diz que a Marinha tem seis vice-almirantes, não pode ter sete vice-almirantes”. Mais: “A prova provada disto é que a categoria imediatamente inferior é contabilizada para o universo de 16 contra-almirantes [previstos no decreto-lei 202/93]”. E, assim, “não havendo lugar no quadro de vice-almirantes, o acto é nulo”.

Anónimo disse...

Pois mas quem se lixa é o mexilhão...
Nós é que temos que levar com estes bostas todos!!!
QUERO SAIR DE UMA VEZ POR TODAS DA MARINHA!!!!!

Megavles

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

AFINAL QUEM MUITO CRITICA A SENSURA DE QUE É ALVO ESTA ASSOCIAÇÃO, PAGA COM A MESMA MOEDA AOS COMENTÁRIOS NESTE BLOG. EU REPITO E É APENAS UMA OPINIÃO. É EGOCENTRISMO, COLOCAR UMA FOTOGRAFIA PESSOAL, A ILUSTRAR UMA NOTICIA SOBRE A ASSOCIAÇÃO SOCIO PROFISSIONAL DA POLÍCIA MARÍTIMA. FICARIA MUITO MELHOR O SIMBOLO ASSOCIATIVO, PORQUE O PRESIDENTE É APENAS UM REPRESENTANTE DOS ASSOCIADOS, E NÃO O CENTRO E A IMAGEM DA ASSOCIAÇÃO. É POR ESTA E MUITAS OUTRAS ATITUDES QUE MUITOS NÃO SE IDENTIFICAM E PREFEREM FICAR DE FORA..........
AGORA SENSUREM, MAS DEPOIS NÃO CRITIQUEM!!!!!!!

Anónimo disse...

Concordo! Deve ser egocentrismo colocar as fotos. Aliás, as notícias do Blogue estão cheios de egocêntricos, basta ver as fotografias dos outros temas. Camaradas com tanta coisa que podemos e devemos fazer pela nossa classe, estamos a preocuparmo-nos com pormenores.A escrever com letra maiscula, deves estar muito irritado. E que tal canalizar as energias?

ASPPM disse...

Camarada
Apesar de assim nos referirmos não queremos ofender os que de facto assim consideramos, mas trata-se de apenas um eufemismo ao trato.
Não sabemos em que parte do artigo colocado neste Blog, sentes que o mesmo se reveste de egocentrismo, pois que a saber, o Presidente da Associação Sócio-Profissional da Polícia Marítima - ASPPM é Jorge Veloso.
Ora como se pode lobrigar, também o artigo refere-se ao Encontro Nacional e naturalmente às Comemorações do Aniversário da ASPPM e ainda às declarações do presidente a órgãos de comunicação social.
Mais uma vez não enxergamos onde está o egocentrismo. Mas ainda assim, por essa ordem de ideias, comparemos:
• Nos sites de …, nos organismos de estado, repartições públicas, etc, podem-se verificar, em muitos deles, passe o exagero, senão em todos, fotografias dos seus dirigentes máximos. Qualifica-os também de egocentrismo?
• Na Polícia Marítima e até na “nossa” Marinha de Guerra, verificamos o mesmo. Lembramos o site da Marinha, as Capitanias e Comandos da Polícia Marítima, uns e outros, com fotografias do CEMA ou do CGPM, respectivamente, por vezes é um facto, não estão acompanhados das de S. Exas. Presidente da República ou Ministro da Defesa Nacional. Qualifica-los também de egocentrismo?
Quanto ao facto de existirem comentários no Blog, ali postados anonimamente! Convenhamos dizer em abono da verdade - São seguramente de HOMENS OU MULHERES, PROFISSIONAIS DA POLÍCIA MARÍTIMA.
Se optam por esconder as suas identidades, terão seguramente razões para isso, até as descortinamos facilmente ao ler tais comentários.
Mas, quanto ao Camarada!
A Associação Sócio-Profissional da Polícia Marítima, não tem qualquer influência, nas Avaliações de Desempenho, nos Louvores, nas Promoções, Processos Disciplinares, Movimentos, etc.
Logo não existe o que recear.
Arriscamo-nos a afirmar, identificando-se, fica sujeito a ser louvado ou até promovido com distinção por quem lhe encomendou tal opinião.
Mas como sabemos estar nesta vida, e estamos com a convicção de quem nos elegeu livremente.
Bem Hajas
e…
Continua a participar neste Blog
Jorge Humberto Veloso Lopes
Presidente da Direcção Nacional

Anónimo disse...

Em resposta ao Egocentrismo que o camarada, anónimo, se refere.
Eu tambem acho que o presidente da ASPPM é um egocentrista...
Até no processo disciplinar que está a ser alvo, 240 dias de suspensão, demostra o seu egocentrismo, só ele é que vai levar com os 240 dias de suspensão...
Epá, vamos lá dividir isso irmamente pelos bons camaradas que afinal até existem na PM, mas é pena andarem na "sombra"!
E esta... em????
Um bem haja Veloso!

Megavles

Anónimo disse...

AFINAL O MEU COMENTÁRIO VEIO RELANÇAR O DEBATE NESTE BLOG, SEMPRE VALEU A PENA. O FACTO DE CRITICAR, NÃO FAZ DE MIM OPOSITOR A ESTA ASSOCIAÇÃO, APENAS DISCORDO DE CERTAS ATITUDES E CAMINHOS POR QUE ESTA TEIMA EM SEGUIR. AO CONTRARIO DO QUE SUGERE O CAMARADA VELOSO, APENAS EXPRIMI O QUE PENSO, NÃO PROCURO LOUVORES NEM MEDALHAS, NEM QUALQUER PROTAGONISMO, APENAS TRANSMITI UMA OPINIÃO QUE É MUITO PESSOAL E NÃO ENCOMENDADA. E QUE COMO POLÍCIA MARÍTIMO E ASSOCIADO SINTO TER O DIREITO DE EXPRESSAR. APESAR DE NÃO ME REVER NA ACTUAL DIRECÇÃO, ACEITO A VONTADE DA MAIORIA. NÃO POSSO É ACEITAR QUE SEJA QUEM FOR ME TENTE IMPOR O PENSAMENTO.
TEREI SEMPRE UMA OPINIÃO A DAR, ESPERO É QUE NÃO SEJA APAGADA, COMO JÁ SUCEDEU, APENAS PORQUE É DIFERENTE.......

NÃO ASSINOS POR MOTIVOS OBVIOS

Anónimo disse...

"ENCONTRO NACIONAL DE POLÍCIAS MARÍTIMOS"!!!
Será que este titulo diz alguma coisa?
Não tou a ver onde se encaixa o egocentrismo.
Debatam-se pela vossa condiçaõ humana e profissional, pois todos nós sabemos que em certos Comandos até nos arrancam a alma.
Reuniões Mensais, Assembleias Gerais são os locais de eleição para confrontar ideias. Deixem o blogue para aquilo que é preciso dizer,e noutros locais é impensável.
Digam aqui quantas horas é que fazem por semana!!
Quantas horas é que fizeram para receber os vossos emolumentos.
E desse dinheiro, que é feito com o vosso suor, tenham a coragem de dizer quanto é que o Comandante local recebeu, os oficiais de Marinha das Capitanias, os civis e os restantes militares.
Do nosso trabalho, à centenas de individuos a receberem fortunas fabulosas de reformas, que passaram unicamente 3 anos nos Comandos e capitanias, e não vejo ninguém a insurgir-se contra a situação.
Quais são as condições de vida que voçês têm quando são destacados, e dormem por favor num colchão e no chão.
Digam aqui, quais são as pressões que recebem quando não atendem os vossos telemóveis particulares, mesmo estando de folga ou férias. Basta o Comandante por inerência querer, e voçês ou perdem a dignidade, ou vão de mochila às costas.
O estado deve-nos dinheiro dos fardamentos à uma data de anos, e nós nada.
Contem aqui o que se passa nalguns Comandos, que contrariando o que está escrito na Lei, naõ pagam os subsidios de alimentação aos P.M., e quando estes questionam, são informados que a alternativa que lhes dão é irem comer às messes da Marinha, e dinheiro nunca o vêem. E o pessoal nada conta, come e cala.
Não me digam que também não sabem que o lugar da Polícia Maritima no Gabinete Coordenador de Segurança, era ocupado, por um Sub-Inspector da Polícia Marítima, e agora depois da aposentação do ultimo profissional que nos representava naquele orgão, o lugar é ocupado por um oficial da Marinha de Guerra, que à semelhança dos outros só quer defender a carreira dele.
Mais coisas? E aquele lugar na Nato em Oeiras que seria para ocupar pelos profissionais das Forças de Segurança, e só lá estão Sub-chefes da Polícia Marítima, porque as outras Forças de Segurança não estão para levar com as confusões constantes dos Militares que por lá passam. Mas a nós obrigam-nos, e dividendos para a segurança Nacional, NIL.
Contem e denuciem aqui (porque n~ingém vos castiga), quantos colegas foram castigados, e o unico crime que cometeram foi estarem a trabalhar para os cidadãos, com material absoleto e que pôem em perigo a vida de todos( vida Direito Universal), e foram-lhe aplicados castigos.
Ao ponto de se destacar profissionais desta casa, com filhos portadores de doenças graves (Cancros), e a administração não teve qualquer pejo em deslocá-los para longe de quem mais deles necessitava e dependiam.
Não me digam que também não sabem dos problemas existentes, com aqueles que deveriam ter um trato muito especial, ao abraçarem a carreira da P.M.. Exactamente, os alunos da P.M.! Esse até os puseram a capinar mato.
Tenham coragem e denunciem, pois de certeza que o blogue é visto por muita gente, mas degladiarem-se por uma fotografia... Por favor, tenham dó!
Se o Blogue não serve para estes "pequenos pormenores", só me resta pedir a quem teve a coragem e o descernimento de o iniciar,para manter a mesma CORAGEM E O ENCERRAR.

Anónimo disse...

Parabens camarada " Kalar ", finalmente um comentário realmente interessante e construtivo. O que realmente é importante são as nossa familia, as nossas condições de trabalho, o nosso equilibrio emocional, por forma a sermos bons profissionais e bons cidadãos, o resto da roupa suja que por aqui se vem lavando é dispensavel. Bem hajas.

Anónimo disse...

É lá, esta mensagem do "Kalar", é das mais capazes. Tirando o presidente da ASPPM, os comentários são assinados com nicks ou anónimos. Ficamos sempre sem saber se na verdade são profissionais que os lançam para aqui, ou de pessoas que nada têm a ver com a nossa condição.Mas este "mocito", é de certeza agente da P.M., porque aquela mensagem é sem dúvida de alguém conhecedor das prepotências impostas a esta Força Polícial.Estás de parabéns camarada, por palavras tão lucidas e proféticas.Até agora considero que ainda foi dos poucos a utilizar tão bem este espaço.
Algumas das coisas que escreveste são do conhecimento do pessoal, mas outras, pelo menos para mim são novidade.
OBRIGADO pela tua coragem.

Anónimo disse...

Bolas!!!!!!
Estive de férias e olhem só o que tenho perdido!
Isto de facto engrossou, mas como já tudo foi dito neste espaço, pouco resta acrescentar, no entanto ainda aqui vou deixar uma "perninha de dança". Pró "CAMARADA" anónimo que se diz e desdiz, por causa de uma fotografia, que com todo o direito foi utilizada neste espaço e em tudo semelhante à que o próprio Correio da Manhã publicou com a notícia referente ao almoço da ASPPM.
Afinal até se diz associado, no entanto não se revê nesta direcção???
Qual é a direcção???
A do "ismos"?
Primeiro foi o Egocentrismo, depois o Protagonismo, que virá a seguir??? Comunismo - Fascismo - Terrorismo?
Tem lá paciência, se és polícia marítimo como afirmas, comporta-te como tal e não te escudes em inveja e princípios que nem tu próprio conheces.
Este blog veio trazer-nos um local para extravazarmos a nossa "vergonha" de não vivermos num país livre, 34 anos após Abril, onde seria suposto sermos livres de dizer o que pensamos. Mas e repito, Mas, sobre coisas palpáveis, com nexo, causais, entendes o que estou a dizer, agora levantares questões por causa de uma fotografia.
Para terminar, só quero mais uma vez agradecer à ASPPM e a todos os seus dirigentes pela sua iniciativa de criar este Blog.
A todos os camaradas, que tal como eu ou apenas anonimamente neste espaço dizem presente, nem que seja com um pseudónimo, parabéns, continuem.
Ao camarada KALAR, estiveste bem, mas exageraste, não dês ideias à ASPPM para acabar com este blog.
Ao camarada ofendido, tem lá calma, compreendo que tal como eu não tenhas coragem de te identificares, mas não fiques triste, porque "DOS FRACOS NÃO REZA A HISTÓRIA".
Lord of Aogardam

Anónimo disse...

Camarada KALAR...
Os meus parabens!
Tudo, mas mesmo tudo, que desabafas corresponde a 500% de verdade!
Não podemos deixar acabar a ASPPM, independentemente da Direcção, é a unica forma, mal ou bem, de nós, profissionais da PM, sermos ouvidos e fazer tremer os SENHORES...
Mal ou bem, um bem haja à Direcção actual da ASPPM!

Megavles

Anónimo disse...

sic....extravasarmos a nossa "vergonha" de não vivermos num país livre, 34 anos após Abril, onde seria suposto sermos livres de dizer o que pensamos.....

mas o que é isto?

expliquem lá isso... temos PIDE em Portugal como diz o pinto da costa (nova pide =MP)

é que nao percebi mesmo....

Anónimo disse...

Queres ver que é mentira, não estão a amordaçar o pessoal.
A uns não lhes acontece nada, a outros é aquilo que se vê.
Visitas às escolas, antes das manifes dos profes. Exonerações e pressões para se demitirem.
Sempre que alguém, mais afoito, vem a terreno apontar o que está mal ou colocar publicamente a sua opinião é logo alvo das mais diversas formas de pressão.
Estamos a viver uma época semelhante á do Estado Novo, sim.
Ou tens dúvida que eu, até tu, se fosses dizer o que neste blog dizes, fora deste espaço, com a mesma convicção que o dizes, eras logo alvo de perseguição, se calhar até pelos teus pares.
"O LASCAS"

Anónimo disse...

estou desempregada, não sei o que fazer.... não sei fazer nada, andar de mota de água, armar em toda boa....
brincar às marés vivas e aos nadadores salvadores..
tenho o 12º ano chega para ir para a Policia da marinha?

Mituxa

Anónimo disse...

Se quisesses concorrer à Polícia Marítima terias de aspirar a ser uma profissional dedicada como a generalidade das profissionais que honram esta Polícia. Por outro lado terias de compreender que servir não é sinónimo de ser servida para que não viesses a desiludir todos os que iriam trabalhar contigo e para terminar é essencial ter um grande carácter e uma boa dose de humildade para saber distinguir e repudiar os comportamentos inadequados com recurso do uniforme, do distintivo ou dos meios afetos à PM, que em nada dignificam a sua imagem, o que pelo que vejo não são para ti novidade.

Anónimo disse...

Já que não sabes fazer nada e pelo teu desespero vejo que vais acabar empregada jundo de brasileiras e outras nacionalidades que procuram o dinheiro fácil.

Anónimo disse...

Pessoal....
não afastem as gajas boas, ou anda tudo a atracar de marcha a trás?
Se tem umas mamocas grandes até é capaz de ficar bem com a estrela de DAVID ao peito.
vamos lá a ser cavalheiros com a dama....
Pode ser bem empregue nas brigadas de investigação criminal deste OPC em operações à civil encobertas..

isto de andar sempre com farda não ajuda muito... vê-se à distancia.
Na PJ é habitual o binómio casal, parece um casalito e levanta menos suspeitas....
sempre se pode apanhar mais umas redes de meixão, nas operações nocturnas.
Para entrar na PM não se precisa saber nada , para isso existe um curso, nem é preciso ir à recruta... pode-se vir da vida civil....
ir à tropa até é prejudicial porque se trazem recalcamentos freudianos se se fez de rancheiro ou de impedido de sargentos... fica-se com alergia a divisas para o resto da vida, ou em alternativa fica-se com respeito o que ainda é pior, não sei o que será pior para a PM

Anónimo disse...

não havia necessidade de gaguejar tanto para as camaras....
deve ser dificil ficou uma má imagem na PM, mas nao te chateies, ninguem sabe o que é isso de qualquer maneira, só te associam ( e bem) à marinha de guerra

Anónimo disse...

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ............
Sr. moderador aonde é que voce anda? Proponho mais uma vez o que aqui foi dito por outros profissionais. Ou se discutem os temas ou então anulam-se as mensagens.DEMORA MUITO??

Anónimo disse...

não ém bonito pedir censura ao moderador. Vivemos no primado de direito desde a madrugada libertadora do 25A, não é bonito pedir praticas de regimes totalitarios, excepto , claro, quem é saudosista do antigo regime, ou mais grave, não tem espirito democratico, respeitar opinioes diversas, diferentes credos, raças, orientacoes sexuais, enfim que repeite a CRP, condicao cinequanon para ser agente da autoridade. Estarei errado? quiçá estou

Anónimo disse...

Não sabes ler? Tu "quiça" deste aqui alguma opinião? Estás fora do tema e da profissão. Tenta escrever, e engole menos dicionários.

Anónimo disse...

colegas, vamos a nao baixar o nivel!
um blog é um ponto de discussao aberto, aonde todas as opinioes devem ser respeitadas. è feio o insulto, mostra desrespeito, algo que é impensavel para agentes do estado e em especial OPC´s.
Calma, calma, nao se inervem!
aprendam a respeitar-se e aos outros, só lhes fica bem.

Anónimo disse...

Mais do mesmo...

Anónimo disse...

"QUERO SAIR DE UMA VEZ POR TODAS DA MARINHA!!!!!
Megavles"


tomei boa nota...
querer é poder... vai querendo, quando andares no exterior procura a lamparina de ALADINO, e pede-lhe os 3 desejos....

ALADINO:
Como é querias a ponte para os Açores? quantas faixas de cada lado?





alladin

Anónimo disse...

Viva a Policia Maritima, Viva a MARINHA DE GUERRA.

que grande casa com tantos filhos, cabe sempre mais um, mesmo que ingrato e rebelde

Anónimo disse...

Filhos rebeldes? Estou devidamente registado! Podes falar, porque aqui também se aceitam opiniões de filhos de pai incógnito.

Anónimo disse...

não dá luta isto....
o pessoal pensa que é mais esperto que os politicos.....
isto está mais arrumado que nunca!
sejam muito bem-vindos à MARINHA (continuação).
Don Fuas Roupinho, primeiro almirante da nossa Armada real vosso/ nosso pai estaria satisfeito em ver todos os filhos em sua casa.
Ao fim e ao cabo a PM é o filho predilecto, leva-lhe o papel todo, sempre a reclamar, sempre a chorar mas é o filho que mais adora o pai (MARINHA).
Parabens por pertencerem à AMN e à MARINHA. È uma grande honra pertencerem à secular casa. Podem continuar a mandar bitaites e conversas, eleicoes de lista unica, o que quiserem, o resultado está feito lol. MAs continuem por favor, da-me muito gozo ver-vos tão convencidos...
Despeço-me com amizade camaradas da PM. foi um prazer teclar convosco.

Viva a PM , a AMN e a MARINHA
A PATRIA HONRAE QUE A PATRIA VOS COMTEMPLA & MAR NOSTRUM PER JUREN


cumps
DARTH VADER

PS
se quiserem bones e sapatos brancos tambem se arranjam bastantes.... e sao baratos na corrente da DA... voces ficam tão lindos com o dolman e o botão-de-ancora, verdadeiros marujos.

Anónimo disse...

Tás enganado ó meu, os Ag. da P.M. não usam botão de ancora!!
Os botões são especificos, e se têm que levar com essa aberração, é só porque a tua "maruja" não têm capacidade e não sabe fazer outros.Em vez de engolires dicionários, aconselho-te a ler o regulamento de Fardamento da P.M.
Caso não saibas também, este vistoso fardamento que tu tentas descrever,existe mas não foi a tua "casa" que o quis. Encontra-se regulamentado na Lei e tiveste que o engolir.

Anónimo disse...

não usam mas tem que levar botoes ancora do almirantado?

OK, recebido!

mas usam na mesma lol, e ficam-vos muito bem, gosto muito de vos ver nas cerimonias, compromisso de honra (marcharam muito bem),abertura ano operacional, etc etc,

garanto que nao tenho accoes da SKIP, mas SKIP lava mais branco...

prefiro a cor preta, mas enfim

saudacoes marujas

Anónimo disse...

E Que tal lerem o regulamento de uniformes da P.M.? Para o que tem conhecimento e está inteirado da situação, revia-o. Quanto ao outro aumentava o conhecimento e não se ficava pelas tentativas de se expressar.Como Agentes de Autoridade, claro que temos um compromisso de Honra, não sabia? ver pessoal da P.M. a marchar, choca-o? A mim não! Quanto às aberturas dos anos operacionais,desconheço. A P.M. está operacional 365 dias no ano, não tem abertura nem fecho.Sei que a ultima cerimónia foi explendorosa, outra coisa não era de esperar de homens e mulheres com a coragem de abraçar esta profissão.

Anónimo disse...

lindo!
ver o pessoal da PM integrado na mui briosa ARMADA, nos cursos da ETNA etc etc,
como é bonito ver tudo com o passo certo!
A MARINHA é algo de belo e perfeito!
Benvindos à MARINHA!

Anónimo disse...

aonde se podem comprar botoes com a cruz de david?

no regulamento já preve folhas de louro para os graduados?

devem ficar bonitos... entretanto temos os botoes de ancora, que deviam ser duplos conforme a AMN